Benefícios

Certificado de vacinação da Covid-19 pode ser apresentado pelo celular

Covid 19
angellodeco/Shutterstock.com

Certificado de vacinação da Covid-19 pode ser apresentado pelo celular O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. Com esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde, os dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão. 

Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.

Quem pode utilizar este serviço?

Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Etapas para a realização deste serviço

Realizar o registro ao tomar a vacinaAo tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde, será realizado o registro, pelo profissional responsável, em sistema de informação ou em papel. No último caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.

CANAIS DE PRESTAÇÃO   Presencial : 

Depende da vacina administrada. O intervalo do ciclo vacinal está disponível no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a COVID-19. https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19

Tempo estimado de espera:  Até 1 hora(s)

Acompanhar o registro

Você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde. 

CANAIS DE PRESTAÇÃO  Web :  

Através do aplicativo ou da versão web do Conecte SUS Cidadão  https://conectesus.saude.gov.br/home

 Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

Fale com o Conecte SUS dentro do aplicativo ou web.    Aplicativo móvel :  

Google Play – https://play.google.com/store/apps

Apple Store  – https://apps.apple.com/br/app/apple-store/id375380948

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Até 10 dia(s) útil(eis)

Emitir Certificado

No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado

CANAIS DE PRESTAÇÃO   Web :  

https://conectesus.saude.gov.br/home

Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

Fale com o Conecte SUS no aplicativo. 

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Até 1 minuto(s)

Fonte https://www.gov.br/

To Top