Benefícios

Hoje vence IPVA no Rio de Janeiro

rafapress/Shutterstock.com

Hoje vence IPVA no Rio de Janeiro Mais de quatro mil donos de veículos com débitos do IPVA inscritos ou não em dívida ativa, gerados até 30 de novembro de 2020, têm até esta terça-feira (dia 5) para pagar o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), com o valor atualizado da parcela. Desses, mais da metade buscaram o pagamento em cota única.

Os motoristas que aderiram ao programa podem ter descontos de até 90% em juros e multas e permite o parcelamento em até 24 meses. As inscrições se encerraram em 31 de dezembro. Se houver atraso de três parcelas, o devedor perde direito às condições especiais e passa a ser inscrito em Dívidas Ativas.

A Secretaria estadual de Fazenda estima que a dívida de IPVA abrangida pelo programa é de R$ 1,4 bilhão, entre débitos inscritos ou não em dívida ativa, referentes a 1,7 milhão de veículos. A maior prate dos inscritos está localizada na Região Metropolitana, em cidades como Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Niteroi, além da capital.

No caso de devedores não inscritos em Dívida Ativia, as inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria estadual de Fazenda a partir da aba “Atendimento Digital”. Para ingressar na modalidade especial de parcelamento, o motorista ainda deve validar o acesso através do sistema Gov.br, do governo federal, ou via certificado digital.

Uma vez identificado, o dono do veículo será informado dos débitos em aberto e as modalidades de pagamento disponíveis. Depois de escolher a melhor opção, será encaminhado para a página de emissão do Darj. Caso queiram aderir ao parcelamento especial, terão que abrir mão de quaisquer questionamentos referentes ao valor da dívida, sejam eles administrativos ou judiciais.

Em caso de débitos inscritos em Dívida Ativia, o contribuinte deve acessar o portal da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

To Top