Asia

EUA e Japão concordam em abordar câmbio e impacto econômico da guerra da Ucrânia

Por Andrea Shalal e Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o ministro das Finanças japonês Shunichi Suzuki concordaram nesta terça-feira em trabalhar juntos para enfrentar o aumento dos preços de alimentos e energia, bem como a volatilidade nos mercados cambiais, exacerbada pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Eles disseram que a guerra elevou a volatilidade cambial , o que poderia ter implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira, e se comprometeram a “cooperar conforme apropriado” em questões cambiais em linha com seus compromissos como parte do G7 e do G20.

“Continuaremos a avaliar de perto os mercados de câmbio e cooperaremos, conforme apropriado, em questões cambiais, de acordo com nossos compromissos do G7 e do G20”, disseram as duas partes em uma declaração conjunta após sua reunião.

Os dois líderes também disseram que estavam unidos em sua “forte condenação da guerra não provocada, injustificável e ilegal da Rússia contra a Ucrânia”, acrescentando que continuaram a aumentar o custo da guerra para a Rússia através da implementação de sanções econômicas e financeiras.

A crise da Ucrânia aumentou o risco de uma recessão global, alimentando um aumento das pressões de custo e exacerbando as rupturas da cadeia de abastecimento, em um golpe para a demanda.

Yellen e Suzuki também pediram à China e outros credores que não o Clube de Paris para cooperarem “construtivamente” no tratamento da dívida de países de baixa renda que enfrentam problemas de endividamento, ao mesmo tempo em que abordam questões como mudança climática e reformas tributárias globais.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6B0EX-BASEIMAGE

To Top