Asia

Moradores de Xangai enfrentam calor sufocante para testes de Covid em massa

Por Brenda Goh e Jason Xue

XANGAI (Reuters) – Os moradores de Xangai fizeram fila no calor sufocante para realizar testes em massa obrigatórios para Covid-19, nesta terça-feira, enquanto pequenos surtos persistentes alimentavam a ansiedade em uma cidade que ainda está se recuperando do doloroso lockdown de dois meses suspenso há algumas semanas.

O incômodo número diário de casos no centro comercial de 25 milhões de habitantes e outros surtos espalhados pela China também têm enervado os mercados financeiros mundiais nos últimos dias, com os investidores cautelosos com as restrições da Covid.

A política de “tolerância zero” da China visa erradicar todos os surtos prontamente, contra uma tendência global de coexistir com o vírus. A segunda economia do mundo já sofreu danos graves com as amplas restrições da Covid no segundo trimestre, afetando as cadeias de suprimentos e o comércio internacional.

As autoridades de Xangai rejeitaram repetidamente as conversas sobre restrições mais amplas, contando com confinamentos direcionados e testes implacáveis ​​para conter surtos, que incluem infecções com a subvariante da Ômicron BA.5.2.1 altamente transmissível.

Mas os grupos de bate-papo online usados ​​pelos moradores para organizar compras em grupo de necessidades básicas durante o lockdown de abril a maio ficaram agitados novamente, com pessoas trocando conselhos sobre quais itens estavam esgotando nos supermercados.

“Um prédio próximo foi lacrado e estou pensando em estocar um pouco de comida”, disse Wang Jie, morador de Xangai. “Assim que meu chefe permitir o trabalho em casa, vou arrumar minha bagagem durante a noite e sair de Xangai.”

Mais de 200 edifícios foram confinados em Xangai, que registrou 59 novos casos em 11 de julho, abaixo dos 69 do dia anterior. Todos, exceto três casos, já estavam sob ordens de isolamento.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6B0LF-BASEIMAGE

To Top