Benefícios

Entenda como funciona a regra do tempo de contribuição no INSS

Quem tem direito ao Abono pecuniário?
Leonidas Santana / Shutterstock.com

Entenda como funciona a regra do tempo de contribuição no INSS Além das regras de pedágio (50% e 100%) e da regra de pontos (85/95), o segurado pode utilizar a regra de tempo de contribuição com idade reduzida, explica o advogado Hilário Bocchi Junior, especialista em previdência no escritório Bocchi Advogados.

Nesta regra de transição, além do tempo mínimo de contribuição (30 anos para mulher e 35 anos para o homem) é preciso comprovar também a idade mínima de 56 anos para as mulheres e 61 anos para os homens.

APOSENTADORIA POR TEMPO COM ACRÉSCIMO DE IDADE

Na regra de transição de aposentadoria por tempo de contribuição com idade reduzida, haverá acréscimo de seis meses a cada ano, a partir de 2019.

A idade mínima reduzida inicial para aposentadoria começa com 56 anos para a mulher e 61 anos para o homem.

QUANDO A IDADE PARA DE CRESCER?

A progressividade será estancada a partir dos 62 anos para as mulheres e a partir dos 65 anos para os homens, quando atingirão a idade da aposentadoria por idade

PROFESSOR E PROFESSORAS

Para o professor que comprovar exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, o tempo de contribuição e a idade serão reduzidos em 5 (cinco) anos, sendo, a partir de 1º de janeiro de 2020, acrescidos 6 (seis) meses, a cada ano, até atingirem 57 anos, se mulher, e 60 anos, se homem. Fonte: www.bocchiadvogados.com.br

To Top