Brasil

Biden diz que está bem e trabalhando após teste positivo para Covid-19

Por Trevor Hunnicutt e Steve Holland e Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) – Joe Biden, a pessoa mais velha a ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos, testou positivo para Covid-19 e está apresentando sintomas leves, mas continuará trabalhando de forma isolada, informou a Casa Branca nesta quinta-feira.

Biden, de 79 anos, tem coriza, fadiga e tosse seca ocasional, sintomas que começou a sentir na noite de quarta-feira, disse o médico da Casa Branca, Kevin O’Connor, em nota divulgada nesta quinta-feira. Biden começou a tomar o antiviral Paxlovid, disse O’Connor.

Totalmente vacinado e com duas doses de reforço, Biden disse que estava “indo bem” em um vídeo postado em sua conta no Twitter. No vídeo de 21 segundos, ele também disse que estava trabalhando bastante e continuaria com suas funções.

Uma fotografia em sua conta no Twitter o mostrava sorrindo, vestindo um blazer e sentado diante de uma mesa com papéis.

O coordenador de Covid da Casa Branca, Ashish Jha, disse que os níveis de oxigênio de Biden estavam normais e que o presidente se isolaria por cinco dias e retornaria a eventos públicos assim que tivesse um teste negativo para Covid.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que Biden estava conversando com sua equipe por telefone e continuaria participando de reuniões por telefone e Zoom da residência enquanto se recupera. Ele retomará o trabalho pessoal assim que testar negativo, disse ela.

Biden enfrenta desafios duplos de inflação crescente e ataque da Rússia à Ucrânia. Sua popularidade caiu drasticamente nos últimos meses. Uma pesquisa Reuters/Ipsos concluída na terça-feira mostrou que 36% dos norte-americanos aprovam seu desempenho no trabalho.

Sua doença forçou o cancelamento de uma viagem à Pensilvânia, onde Biden pretendia apresentar planos para pedir ao Congresso 37 bilhões de dólares para programas de prevenção ao crime.

Vários membros do governo e outras figuras importantes em Washington testaram positivo para o coronavírus nos últimos meses, incluindo a vice-presidente Kamala Harris e a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que desde então testaram negativo e retomaram o trabalho.

Os casos de Covid-19 nos Estados Unidos aumentaram mais de 25% no último mês, de acordo com dados do CDC, com a rápida disseminação da subvariante BA.5.

Biden estabeleceu protocolos rígidos de segurança contra a Covid-19 na Casa Branca, insistiu aos norte-americanos para levarem o vírus a sério e fez campanha para que todos fossem completamente vacinados.

O presidente é testado regularmente para a doença e qualquer pessoa que se encontre ou viaje com ele é testada com antecedência, disse a Casa Branca. Biden havia testado negativo pela última vez na terça-feira.

Ele parou de usar máscara em eventos públicos nos últimos meses, e a Casa Branca retirou sua exigência de máscara antes de seu discurso sobre o Estado da União em 1º de março.

Questionado pela Reuters na quarta-feira sobre o que o país deveria fazer com o aumento dos casos de Covid, Biden incentivou a vacinação.

“Não é do interesse deles ou do interesse do público não serem vacinados”, disse Biden a repórteres na Base Aérea de Andrews, referindo-se a pessoas que não foram vacinadas. “Temos a capacidade de controlá-lo. Eles devem ser vacinados agora.”

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6K0OD-BASEIMAGE

To Top