Europe

SAP reduz perspectiva de lucro para 2022 e ações caem

Por Supantha Mukherjee

ESTOLCOMO (Reuters) – As ações da SAP caíram 4% nesta quinta-feira, após a fabricante alemã de software reduzir perspectivas de lucro para o ano citando acusações relacionadas à guerra na Ucrânia.

A empresa reduziu sua perspectiva de lucro ajustado para 2022 para entre 7,6 bilhões e 7,9 bilhões de euros, de um intervalo de 7,8 bilhões a 8,25 bilhões de euros. A SAP, no entanto, afirmou sua perspectiva de receita.

A empresa alemã citou um impacto no lucro ajustado de 350 milhões de euros em moeda constante devido à guerra na Ucrânia e um potencial declínio na receita de licenciamento de software.

A saída da Rússia e de Belarus levou a cerca de 120 milhões de euros em indenizações a emrpegados e baixas contábeis de ativos.

“A saída ainda está em andamento. Notificamos nossos funcionários e eles deixarão a empresa ao longo de 2022”, disse o presidente-executivo, Christian Klein, a jornalistas.

“Há também um número de funcionários que podem trabalhar para nós de outras localidades, mas até o final do ano teremos concluído a saída e não espero um número superior a 350 milhões de euros”, disse ele.

A SAP, que fabrica software para gerenciamento de processos de negócios, está migrando para serviços em nuvem baseados em assinatura de licenças de software com taxas iniciais.

A receita de nuvem da empresa no trimestre subiu 34%, para 3,06 bilhões de euros. O backlog atual, que mede os negócios recebidos, aumentou 34%, para 10,4 bilhões de euros.

A receita trimestral total subiu de 7,08 bilhões para 7,52 bilhões de euros em moeda constante. Analistas esperavam 7,32 bilhões de euros, mostrou uma pesquisa da Refinitiv.

O lucro ajustado por ação foi de 0,28 euro, abaixo das estimativas de 0,44 euro, principalmente devido a uma menor contribuição dos investimentos na empresa de capital de risco Sapphire Ventures.

(Por Supantha Mukherjee)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6K0XN-BASEIMAGE

To Top