Últimas Notícias

Intercolegial: Bola sobe primeiro para o basquete na volta das férias

O Intercolegial já tem data para retornar. Depois de um primeiro semestre mais enxuto, com as disputas do futsal e do skate, a segunda parte do ano será agitada, e reserva mais cinco modalidades esportivas: além do basquete, que reabre as competições neste sábado, a continuação da 40ª edição do Intercolegial — que tem realização do jornal O GLOBO e apresentação do Sesc RJ — contará ainda com vôlei, vôlei de praia, handebol e xadrez.

Desde 2019 sem disputas em função da pandemia de Covid-19, as tradicionais competições do basquete voltam ao calendário este ano. Na edição passada, o esporte foi “representado” pela modalidade 3×3, realizada com um rígido protocolo sanitário. A expectativa para a bola laranja subir, claro, é muito grande. Quatro categorias não federadas estarão em disputa: sub-15 e sub-18 (ambas no masculino e no feminino), com oito equipes cada uma.

Na edição anterior, o Censa, de Campos, venceu as categorias sub-18 não federadas tanto na disputa entre homens como entre mulheres; o Colégio Vasco da Gama, que fica em São Januário, foi campeão sub-18 federado masculino; e o ADN Master, do Méier, ficou com o título sub-18 federado feminino; o Ciep Mário Cezar Gomes, de Cachoeiras de Macacu, faturou a sub-15 não federada feminina; e o GEO Félix Venerando, do Caju, venceu a sub-15 não federada masculina.

No primeiro semestre, oito pódios foram disputados entre categorias de futsal e skate, e a Rede Daltro Educacional mostrou sua força. A instituição faturou três medalhas de ouro nas pistas para garantir a liderança do quadro de medalhas do Intercolegial.

Agora para o segundo semestre, o Daltro tenta se manter na dianteira para acabar com a hegemonia do Santa Mônica Centro Educacional. Tradicional nas disputas do Intercolegial, a rede de escolas inscrita por Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio, foi a grande campeã da competição nas últimas quatro edições, chega como favorita em 2022 e lidera a classificação geral. Ao todo, a instituição tem seis títulos do Intercolegial em sua história.

— Uma das características esse ano no Intercolegial tem sido o equilíbrio na participação dos colégios. A cada final de modalidade, a liderança geral se altera. Hoje, o Santa Mônica Centro Educacional é o líder, mas depois do basquete, agora em agosto, tudo pode mudar — disse Roberto Garófalo, diretor-geral do Intercolegial. — Para mim não será surpresa se conhecermos o campeão dos 40 anos do Intercolegial na última competição, que será o vôlei de praia, em novembro, ou até ser definido no Intersolidario, com o final das doações na mesma semana.

Nesta edição, em especial, o Intersolidário, que arrecada alimentos para a Campanha Mesa Brasil Sesc RJ, também soma pontos para a disputa geral.

To Top