Últimas Notícias

Häagen-Dazs faz recall de sorvetes e picolés por suspeita de susbtância tóxica

A General Mills Brasil informou que irá recolher de maneira voluntária e preventiva todos os lotes de dois sabores de sorvete e dois de picolé da marca Häagen-Dazs com validade entre 16 de maio e 29 de junho de 2023. O recall acontece após traços de uma substância que pode ser tóxica serem identificados nos produtos.

Os sinais de 2-cloroetanol  (2-CE) foram detectados no processo de extração do aroma de baunilha utilizado nos sorvetes de chocolate belga, da embalagem de 415g (473ml), e macadâmia Nut Brittle, de 87g (100ml) e 415g (473ml), além dos picolés sabores Vanilla Caramel Almond e Cookies and Cream 70g (80ml).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que formalizou o recolhimento nesta quinta-feira (dia 17) – não existem limites residuais aceitáveis para a substância em alimentos. Por isso a retirada dos produtos do mercado e necessária.

A agência explicou que o 2-CE tem sido identificada em diversos produtos alimentícios, e comumente associada à utilização de óxido de etileno (ETO) na produçao da matéria-prima, o que não é o caso dos sorvetes e picolés da marca.Segundo informações da General Mills, a contaminação teve origem na reutilização do solvente usado na fabricação do aroma.

“Pelas informações científicas disponíveis, não há evidências até o momento que indiquem que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer) e mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas), sendo desconhecidos, até o momento, seus impactos na saúde. Entretanto, não é possível descartar a sua genotoxicidade, ou seja, a possibilidade de causar alterações no material genético”, informou a Anvisa.

O recolhimento é resultado do processo de investigação e testagem implementado pela empresa após identificar, em julho, a presença da mesma substância em lotes do sorvete de baunilha da marca, nas embalagens de 415 gramas (473 ml) e 7,7kg (9,46l) com validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023. O recall foi feito escala global.

A data de validade é inscrita no fundo dos potes de sorvete ou na lateral da embalagem dos picolés. A orientação a estabelecimentos que comercializam os produtos e consumidores é que os sorvetes e picolés não sejam consumido. A recomendação é guardar a embalagem e entrar em contato com a General Mills, por meio do telefone 0800 031 0707 ou do endereço eletrônico [email protected], para esclarecimentos, troca ou reembolso.

To Top