Agro

Produção de açúcar do Brasil deve ultrapassar 2021 com aumento tardio, diz análise

Por Marcelo Teixeira

NOVA YORK (Reuters) – O restante da produção de açúcar desta temporada no Brasil deve trazer rendimentos melhores do que os obtidos até agora, colocando o maior fornecedor mundial no caminho de uma produção 3% maior do que no ano passado, disse um relatório da empresa suíça agritech Gamaya.

A primeira metade da safra foi fraca, com as usinas culpando o desenvolvimento tardio dos canaviais após um clima mais seco que o normal.

Como resultado, tem havido um debate no mercado de açúcar sobre se o Brasil pode atingir as expectativas iniciais de que a safra deste ano supere a de 2021, que foi duramente atingida pela seca.

O governo brasileiro atualizou sua projeção este mês e disse que espera uma safra de cana ainda menor este ano do que em 2021.

A Gamaya, especializada em sensoriamento remoto ligado à inteligência artificial, disse que a seca atrasou o desenvolvimento da cana em cerca de 45 dias, mas os rendimentos melhorarão à medida que a colheita avançar e há expectativa de que as usinas operem por um período mais longo, até meados de dezembro.

Segundo a companhia, os volumes de cana-de-açúcar na região centro-sul devem melhorar nas próximas semanas, com projeção de um aumento de 13% na tonelagem por hectare nos 3,1 milhões de hectares restantes de campos a serem colhidos.

O teor reduzido de açúcar nas plantas que se traduzirá em um aumento de 3% na produção este ano em comparação com os 32 milhões de toneladas em 2021, apurou a Gamaya.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7U0ZF-BASEIMAGE

To Top