Asia

Toyota investirá US$5,3 bi na produção de baterias para elétricos

(Reuters) – A Toyota disse nesta quarta-feira que investirá até 730 bilhões de ienes (5,27 bilhões de dólares) no Japão e nos Estados Unidos para fabricar baterias para veículos elétricos.

Quando as instalações adicionais entrarem em operação entre 2024 e 2026, a capacidade de produção das unidades nos dois países terá aumentado em 40 gigawatts-hora, disse a empresa, sem fornecer números atuais para comparação.

“Este investimento visa permitir que a Toyota atenda de forma flexível às necessidades de seus vários clientes em todos os países e regiões, oferecendo várias motorizações e tantas opções quanto possível”, afirmou em comunicado.

Alguns investidores e grupos ambientais disseram que a empresa deveria avançar mais rápido para introduzir veículos totalmente elétricos, em vez de se apegar ao motor de combustão interna em configurações de transmissão, como os híbridos.

No comunicado, a Toyota disse que investirá cerca de 400 bilhões de ienes no Japão. Esse dinheiro irá para duas de suas próprias fábricas, uma de sua joint venture com a Panasonic – Prime Planet Energy – e uma terceira que está sendo construída para outra empresa conjunta com a Panasonic.

Além disso, cerca de 325 bilhões de ienes serão investidos na Toyota Battery Manufacturing, na Carolina do Norte.

No ano passado, a Toyota comprometeu 8 trilhões de ienes para eletrificar sua linha de modelos de carros até 2030, com metade disso destinada ao desenvolvimento de veículos elétricos. Ainda assim, espera que as vendas anuais desses carros atinjam apenas 3,5 milhões de unidades até o fim da década, cerca de um terço de seu volume total atual.

(Por Satoshi Sugiyama e Baranjot Kaur)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7U0UQ-BASEIMAGE

To Top