Elections

Biden e governador republicano da Flórida ressaltam união na recuperação do furacão Ian

Por Steve Holland

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontrou com o governador da Flórida, Ron DeSantis, na quarta-feira, para conhecer a devastação provocada pelo furacão Ian, e enfatizou a necessidade de unir os esforços federal e estadual para o longo período de recuperação à frente.

Biden, um democrata, e DeSantis, seu potencial rival presidencial republicano na eleição de 2024, entraram em conflito sobre questões, incluindo vacinas contra a Covid-19, mudanças climáticas, aborto e direitos LGBT+. Mas durante a visita, os dois deixaram as diferenças de lado, pois Biden prometeu apoio federal para um esforço de limpeza e reconstrução que poderá custar bilhões de dólares aos contribuintes e levar anos.

Biden e DeSantis se cumprimentaram calorosamente e ficaram lado a lado enquanto se encontravam com as vítimas do furacão.

“Senhor presidente, bem-vindo à Flórida. Apreciamos trabalhar juntos em vários níveis de governo”, disse DeSantis a Biden durante os comentários após a visita.

“Hoje temos um trabalho e apenas um trabalho, e isso é garantir que o povo da Flórida tenha tudo o que precisa”, disse Biden, que se referiu a DeSantis como ‘Chefe’. “Estamos juntos nessa.”

Biden abriu seus comentários dizendo que a tempestade mostrou que as mudanças climáticas são reais e precisam ser abordadas. As mudanças climáticas estão tornando os furacões mais intensos e destruidores, dizem especialistas .

O presidente teve uma visão aérea da destruição durante um voo de helicóptero e classificou a destruição como horrível.

Mais de 100 pessoas morreram e quase 400.000 casas e empresas ficaram sem energia na Flórida na terça-feira, cinco dias depois que o furacão Ian atingiu o estado.

Biden e sua esposa, Jill, chegaram a Fort Meyers no início da tarde de quarta-feira, dois dias depois de visitar Porto Rico, território dos EUA atingido pelo furacão Fiona no mês passado.

A administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Deanne Criswell, disse que os prejuízos causados pela tempestade custarão bilhões de dólares ao governo federal.

“Ainda estamos no modo de salvamento e estabilização. Eles estão apenas começando a avaliar a extensão real dos danos à infraestrutura. Serão bilhões”, disse Criswell a repórteres a bordo do Força Aérea Um. 

Biden esteve em contato regularmente com DeSantis durante a crise, e o governo federal assumiu uma parte significativa dos esforços de ajuda iniciais. Na semana passada, Biden disse que seu relacionamento com DeSantis é “irrelevante”, mas “muito bom”.

“Vai levar muito, muito tempo. Não semanas ou meses – vai levar anos para que tudo seja resolvido no estado da Flórida, para se recuperar e reconstruir totalmente”, disse Biden. “Vimos uma cooperação extraordinária, em todos os níveis de governo, como disse o governador. E a cooperação começou antes da tempestade chegar.”

(Reportagem de Steve Holland e Trevor Hunnicutt; reportagem adicional de Doina Chiacu)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI94130-BASEIMAGE

To Top