Asia

Samsung deve ter queda de 25% no lucro trimestral, primeira em quase três anos

Por Joyce Lee

SEUL (Reuters) – O lucro da Samsung no terceiro trimestre pode cair 25%, o primeiro declínio anual em quase três anos pressionado por redução na demanda por dispositivos eletrônicos diante da desaceleração da economia.

A média de estimativas de 22 analistas que acompanham a maior fabricante de chips de memória e smartphones do mundo indica que o lucro operacional do trimestre de julho a setembro será de 11,8 trilhões de wons (8,3 bilhões de dólares), segundo dados da Refinitiv.

“Sendo a maior fabricante de chips de memória do mundo, líder em TV, telas OLED móveis e em vendas de smartphones, a Samsung é altamente sensível à economia, com resultados facilmente vinculados à demanda”, disse Greg Roh, chefe de pesquisa da Hyundai Motor Securities.

Se confirmado, o desempenho deve marcar a primeira queda de lucro da Samsung desde o primeiro trimestre de 2020 e o nível mais baixo de lucro trimestral desde o primeiro trimestre de 2021.

O lucro operacional do negócio de chips da Samsung provavelmente caiu quase um terço no período, para 6,8 trilhões de wons, segundo uma média de sete estimativas.

Os preços de alguns chips de memória DRAM, amplamente utilizados em smartphones e PCs, caíram 14% no trimestre, enquanto os preços de chips flash NAND, usados ​​em armazenamento de dados, caíram 8%, segundo dados da TrendForce.

As ações da Samsung acumulam queda de cerca de 30% este ano ante queda de 37% no índice Philadelphia Semiconductor.

A divisão de dispositivos móveis da Samsung também deve ver o lucro despencar, com previsões de queda de 17%, para 2,8 trilhões de wons, embora o lançamento dos novos e caros telefones dobráveis ​​da empresa durante o trimestre tenha aumentado o preço médio de venda.

Kim Yang-jae, analista da Daol Investment & Securities, estima que as vendas de smartphones da Samsung caíram 11% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, para cerca de 62,6 milhões de aparelhos, depois que os canais de distribuição cortaram pedidos.

To Top