Economia

Wall Street fecha em baixa após Fed reiterar compromisso com alta de juros

Por Herbert Lash

BRASÍLIA (Reuters) – Os principais índices de Wall Street fecharam em baixa nesta quinta-feira, conforme aumentaram preocupações, antes da divulgação de importantes dados de emprego nos EUA, de que a postura agressiva do Federal Reserve em relação à taxa de juros levará a uma recessão.

Os mercados se confortaram brevemente após dados na semana passada mostrarem a maior alta nos pedidos semanais de seguro desemprego em quatro meses, o que deu um vislumbre de esperança de que o Fed poderia desacelerar a implementação do maior aperto monetário em décadas.

O mercado de ações tem demorado a reconhecer uma mensagem consistente das autoridades do Fed de que os custos dos empréstimos vão subir por mais tempo até que o ritmo da inflação esteja claramente perdendo força.

Uma nova rodada de falas de autoridades regionais do Fed nesta quinta-feira reforçou a intenção do banco central de seguir firme no aperto da política monetária de forma a controlar a inflação.

Apesar do declínio do dia, os três principais índices estavam encaminhados para registrar um ganho semanal após uma alta acentuada na segunda e na terça-feira.

O índice S&P 500 caiu 1,02%, a 3.744,52 pontos. O Dow Jones caiu 1,15%, a 29.926,94 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuou 0,68%, a 11.073,31 pontos.

Dez dos 11 principais setores do S&P 500 cederam, com papéis imobiliários na lanterna, com baixa de 3,3%. Outros índices também caíram, como ações de semicondutores, pequena capitalização e transportes do Dow Jones. Os papéis de crescimento recuaram 0,76%, enquanto os de valor caíram 1,18%.

O setor de energia foi o único a ganhar, com alta de 1,8%.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9511U-BASEIMAGE

To Top