Asia

População do Catar cresce 13% em ano que antecede a Copa do Mundo

Por Andrew Mills

DOHA (Reuters) – A população do Catar aumentou 13,2% no ano passado, mostraram dados oficiais, já que o pequeno Estado do Golfo Árabe recrutou milhares de trabalhadores estrangeiros de olho nos preparativos para a Copa do Mundo no próximo mês, que trará ao país um fluxo sem precedentes de visitantes.

A população do país rico produtor de gás chegou a 2,94 milhões depois que cerca de 370 mil pessoas se mudaram para o Catar no ano passado, com base em dados coletados em setembro e divulgados pela autoridade de estatísticas do Catar na semana passada.

Trabalhadores migrantes de baixa renda e outros estrangeiros compõem a maioria da população do país, enquanto os cidadãos do Catar somam cerca de 380 mil.

Os organizadores da Copa do Mundo enfrentam escassez de pessoal enquanto o Catar se prepara para receber cerca de 1,2 milhão de visitantes durante o maior evento mundial de futebol, que deve botar pressão nos setores de infraestrutura, hospitalidade e segurança.

A operadora hoteleira Accor está recrutando 12 mil funcionários temporários no exterior para operar 65 mil quartos em apartamentos e casas que servem como alojamento temporário para torcedores. O Catar tem um acordo com a Turquia para fornecer mais de 3 mil policiais de choque e o Paquistão também concordou em enviar tropas para o Catar durante o torneio.

O Catar construiu vias expressas, sete estádios de futebol, hotéis e arranha-céus, gastando pelo menos 229 bilhões de dólares em infraestrutura, segundo documentos orçamentários. Cerca de metade da população do Qatar está empregada na indústria da construção.

Nos anos após o torneio, a população do Catar deverá diminuir cerca de 1,2% em relação ao ano anterior e cair para 2,5 milhões até 2027, prevê o Fundo Monetário Internacional.

To Top