Economia

Presidente do BC britânico diz que fundos de pensão têm 3 dias para reequilibrar posições

WASHINGTON (Reuters) – O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, disse aos gestores de fundos de pensão que terminem de reequilibrar suas posições até sexta-feira, quando o banco central britânico deve encerrar seu programa de apoio emergencial para o frágil mercado de títulos do país.

“Anunciamos que encerraremos até o final desta semana. Achamos que o reequilíbrio deve ser feito”, afirmou Bailey em um evento organizado pelo Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), em Washington, nesta terça-feira.

“E minha mensagem para os fundos envolvidos e todas as empresas envolvidas na gestão desses fundos: você tem três dias restantes agora. Vocês precisam concluir isso”.

Mais cedo nesta terça-feira, a Associação de Pensões e Poupança britânica, um órgão do setor, pediu ao BoE que estenda seu programa de compra de títulos até 31 de outubro “e possivelmente além”.

Mas Bailey enfatizou que o programa era parte das operações de estabilidade financeira do banco central, não uma ferramenta de política monetária, e tinha que ser temporário.

O BoE expandiu sua compra de títulos nesta terça-feira para incluir dívidas indexadas à inflação, quase duas semanas depois de lançar o programa para ajudar os fundos a lidar com uma queda nos preços dos títulos, desencadeada pelo anúncio de cortes de impostos não financiados pelo novo governo da primeira-ministra britânica, Liz Truss.

“As coisas pareciam mais calmas novamente hoje”, disse Bailey, referindo-se às condições do mercado de títulos governamentais. “Vamos ver.”

(Por Pete Schroeder, David Milliken e William Schomberg)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9A136-BASEIMAGE

To Top