Asia

Raras faixas de protesto político são removidas na capital chinesa

Por Martin Quin Pollard e Eduardo Baptista

PEQUIM (Reuters) – Autoridades de Pequim removeram raras faixas de protesto político de um viaduto na capital chinesa, de acordo com imagens que circularam amplamente nas redes sociais nesta quinta-feira, poucos dias antes do início de um congresso do Partido Comunista realizado duas vezes em uma década.

As faixas traziam vários slogans, incluindo um pedido pela deposição do presidente Xi Jinping e o fim das políticas rígidas da Covid-19, segundo várias imagens e vídeos circulados no Twitter, que está bloqueado na China.

Fumaça foi vista emanando da via acima de onde as faixas foram penduradas no distrito de Haidian, no noroeste de Pequim, de acordo com as imagens. Haidian é local de várias universidades de prestígio.

O incidente ocorre em um momento muito sensível na capital chinesa, com as autoridades em alerta máximo no período que antecede o 20º congresso do Partido Comunista, onde Xi deve garantir um terceiro mandato de liderança.

“Vamos remover o traidor ditatorial Xi Jinping”, dizia uma das faixas.

É altamente incomum que Xi seja nomeado especificamente em protestos na China, onde os moradores usam eufemismos e frases e imagens oblíquas em esforços para evitar a censura.

“Não queremos testes de Covid, queremos comer; não queremos lockdowns, queremos ser livres”, dizia outra mensagem em letras vermelhas.

A política de zero Covid da China, que levou a lockdowns frequentes e causou grandes danos econômicos, tem alimentado uma frustração generalizada nas cidades chinesas.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C0PA-BASEIMAGE

To Top