Mundo

EUA podem ampliar acesso de imigrantes além de venezuelanos, diz México

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – Os Estados Unidos disseram ao México que considerarão conceder acesso humanitário a imigrantes de outras nacionalidades após um acordo nesta semana para venezuelanos, disse o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, nesta sexta-feira.

De acordo com um plano anunciado na quarta-feira, Washington concederá acesso humanitário a até 24.000 venezuelanos aos Estados Unidos por via aérea, enquanto permite que autoridades dos EUA expulsem para o México aqueles que forem pegos tentando atravessar ilegalmente por terra.

Os dois países lançaram o plano em uma tentativa de conter um número recorde de travessias ilegais na fronteira EUA-México de venezuelanos e pessoas de outros países, o que colocou o presidente dos EUA, Joe Biden, sob pressão de adversários políticos.

Em uma entrevista coletiva, Ebrard descreveu as 24.000 vagas para venezuelanos como um primeiro passo, e disse que autoridades dos EUA indicaram que o plano pode ser ampliado.

“Por enquanto são venezuelanos, mas eles nos disseram que considerariam outras nacionalidades no devido tempo”, afirmou Ebrard a repórteres. “Vemos isso de forma positiva.”

Ele acrescentou que o México também registrou nos últimos meses um salto nas chegadas de imigrantes de Brasil, Colômbia e Equador.

O governo Biden também considerou incluir cubanos e nicaraguenses no mais recente plano de gerenciamento de fronteiras, disseram duas autoridades dos EUA à Reuters nesta semana.

(Reportagem de Dave Graham)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9D0WW-FILEDIMAGE

To Top