Entretenimento

Sucessos de bilheteria “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, “Elvis e “Avatar” são indicados ao Oscar

Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) – A aventura surrealista “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” encabeçou a lista de filmes indicados nesta terça-feira para o Oscar deste ano, enquanto a academia de cinema de Hollywood selecionou vários sucessos de bilheteria para concorrer ao prêmio de melhor filme.

“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, um filme de ficção científica sobre uma imigrante chinesa desesperada tentando pagar seus impostos, recebeu 11 indicações, incluindo melhor filme e quatro indicações de atuação.

Outros filmes que concorrem a melhor filme no Oscar incluem “Avatar: O Caminho da Água”, a sequência de James Cameron, que atualmente é classificada como a sexta maior bilheteria de todos os tempos.

“Top Gun: Maverick” e “Elvis”, dois dos maiores sucessos de bilheteria do ano passado, também entraram na lista, ao lado do filme sobre a adolescência de Steven Spielberg, “Os Fabelmans”, e da comédia de humor ácido “Os Banshees de Inisherin”.

“Tár”, “Triângulo da Tristeza”, “Women Talking” e “Nada de Novo Front”, um remake alemão, completam a lista de 10 filmes.

Os vencedores da maior premiação da indústria cinematográfica serão revelados em uma cerimônia no dia 12 de março, com o comediante Jimmy Kimmel como apresentador.

O Oscar e outras premiações de entretenimento têm lutado para atrair telespectadores, principalmente os mais jovens que passam o tempo no TikTok e no YouTube.

O Oscar do ano passado, quando Will Smith deu um tapa no apresentador Chris Rock antes de ganhar o prêmio de melhor ator, atraiu cerca de 15,4 milhões de telespectadores, a segunda menor audiência de todos os tempos.

Indicar filmes amplamente vistos pelo público, em vez de apenas filmes artísticos menos conhecidos, pode ajudar a aumentar a audiência do Oscar este ano, disse Scott Feinberg, editor de prêmios do Hollywood Reporter. O Oscar de maior audiência ocorreu há 25 anos, quando o megassucesso “Titanic” dominou a cerimônia.

“Quando os filmes são populares com o público, o público se sente investido e sintoniza para ver quem ganha”, disse Feinberg. “Isso está preparando-os para o sucesso tanto quanto qualquer coisa poderia.”

Dezesseis das 20 pessoas que conquistaram indicações de atuação foram indicadas pela primeira vez.

A lista incluí Austin Butler, por sua interpretação da lenda do rock Elvis Presley, e Colin Farrell, que estrelou como um fazendeiro irlandês obcecado em restaurar uma amizade em “Os Banshees de Inisherin”. O astro de “Top Gun”, Tom Cruise, não foi indicado.

Para melhor atriz, Cate Blanchett, indicada por sua interpretação de uma maestra manipuladora em “Tár”, concorrerá com a estrela de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, Michelle Yeoh, e Michelle Williams, de “Os Fabelmans”, entre outras.

Os vencedores serão escolhidos por cerca de 10.000 atores, produtores, diretores e outros trabalhadores da indústria que compõem a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

(Reportagem de Lisa Richwine; Reportagem adicional de Danielle Broadway e Dawn Chmielewski)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ0N0MM-BASEIMAGE

To Top