Benefícios

Reembolso e aposentadoria por invalidez agora são oferecidos no site do INSS

INSS MEU INSS APOSENTADORIA SAQUES
rafapress/Shutterstock.com

Reembolso e aposentadoria por invalidez agora são oferecidos no site do INSS Em meio à falta de atualização no cadastro e requerimentos realizados pelo aplicativo ou site Meu INSS, mais dois serviços são oferecidos pela plataforma: reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade e pedido de aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez).

Joseane Zanardi, coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), explica que o reembolso, apesar de previsto na Instrução Normativa 128/2022, no artigo 419, não estava disponível no aplicativo ou site.

Últimas alterações no INSS nas aposentadorias

— A maioria das pessoas não sabe que tem direito a R$ 118,43 para cobrir a despesa com deslocamento para passar por exame em outra cidade — explica Joseane.

Agora os segurados vão poder fazer o requerimento do dinheiro pelo próprio aplicativo. Ou seja, não precisam sair de casa para dar entrada no pedido.

Os benefícios por incapacidade (antigo auxílio-doença e aposentadoria por invalidez permanente) também poderão ser solicitados no Meu INSS. Um ponto destacado por Paulo Bacelar, também do IBDP, é a transformação da incapacidade provisória para permanente por meio do aplicativo.

INSS: MEI pode aumentar contribuição para ter aposentadoria maior

— A pessoa já está recebendo benefício por incapacidade provisória espécie 31 e já está inválido e no pedido de prorrogação já pode pedir a transformação para benefício por incapacidade permanente espécie 32 ou até mesmo 36 que é auxílio acidente — explica Bacelar.

Bacelar orienta os segurados a terem em mãos na hora do requerimento de reembolso documentos pessoais, passagens e comprovante de residência e marcação da avaliação (pericial ou social).

Já para pedir aposentadoria por invalidez é preciso apresentar: laudos médicos, exames, atestados, declarações médicas e receituários.

Para ter acesso ao Meu INSS é preciso ter login e senha na plataforma Gov.br, que integra os serviços do governo federal. Após realizar o cadastro, o usuário baixa o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente na Play Store ou Apple Store para os sistemas Android e iOs.

Quem pode fazer a solicitação da Aposentadoria por idade do INSS?

Como habilitar o cadastro no Gov.br?

  • É possível criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão “Entrar com gov.br”, e se estiver no site, clique no botão “Criar conta gov.br”. Em seguida digite o CPF e siga as orientações para criar a conta.
  • Escolha como prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado.
  • Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio.
  • O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso.
  • Após isso, clique em “criar senha” e pronto! A conta no gov.br pode ser utilizada para diversos serviços do governo federal.
  • Com o cadastro pronto, agora é a vez de acessar a conta. Mais uma vez, acesse o portal do gov.br. Clique em “acessar a sua conta gov.br”.
  • Informe o seu CPF e clique em “próxima”; insira a senha cadastrada e clique em “entrar”. Agora, é só utilizar a sua conta no gov.br.

Como fazer os requerimentos

Reembolso

  • Ao entrar no Meu INSS clique nos três traços no alto à esquerda da página.
  • Em seguida selecione “Novo pedido”. Nessa aba vão aparecer todos os serviços do INSS.
  • Para reembolso, escolha “Benefícios assistenciais”.
  • Logo depois clique em “Solicitar ressarcimento de despesas com deslocamento para avaliações social e/ou médico (BPC)”.
  • Preencha os dados solicitados e enviar.

O segredo das melhores aposentadorias

Aposentadoria por invalidez

  • Para pedir aposentadoria por invalidez, siga os passos anteriores (Traços no alto e Novo pedido).
  • Clique em “Benefício por incapacidade permanente”.
  • Logo depois preencha os dados e anexe os documentos solicitados.
  • Clique em enviar.
  • Atenção: é importante anotar o número de protocolo e acompanhar o pedido pelo aplicativo ou site Meu INSS. Fonte: Extra Globo
To Top