Brasil

Preço do petróleo avança com expectativa de demanda chinesa contra aumento de oferta

Por Laura Sanicola

(Reuters) – Os preços do petróleo subiram ligeiramente nesta quarta-feira, com sinais de ampla oferta, incluindo crescentes estoques de petróleo dos EUA, sendo compensados por esperanças de maior demanda após um salto na fabricação na China, principal importadora de petróleo.

Os futuros de petróleo Brent fecharam em alta de 0,86 dólar, ou 1%, para 84,31 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,64 dólar, ou 0,8%, para 77,69 dólares.

Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram 1,2 milhão de barris na semana passada para 480,2 milhões de barris, o maior nível desde maio de 2021, mostraram dados do governo, superando as expectativas dos analistas de um aumento de 457.000 barris. Foi o décimo aumento semanal consecutivo.

“Até que esse excesso de oferta seja capaz de diminuir em meio a alguns declínio em Cushing, as tendências de oferta de petróleo dos EUA podem limitar ainda mais o aumento adicional de preço”, disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates em Galena, Illinois. Cushing, Oklahoma é o centro de armazenamento de petróleo dos EUA.

“A economia da China está se recuperando agora, e isso só pode ser um fator positivo para os preços do petróleo”, disse Stephen Brennock, da corretora de petróleo PVM, acrescentando que a resistente oferta russa está mantendo o interesse de compra sob controle.

(Reportagem de Laura Sanicola; reportagem adicional de Alex Lawler; Noah Browning, Rowena Edwards e Jeslyn Lerh)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ201ZJ-BASEIMAGE

To Top