Brasil

PRIO tem lucro líquido de US$189,8 mi no 4º tri

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O lucro líquido da PRIO somou 189,8 milhões de dólares no quarto trimestre, alta de 19% na comparação com um ano antes, informou a companhia em balanço financeiro nesta quarta-feira.

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado por sua vez foi de 116,8 milhões de dólares no último trimestre de 2022, queda de 47% na mesma comparação.

Já a receita somou 184,5 milhões de dólares no período, queda de 42% na comparação anual, devido ao impacto da menor quantidade de barris vendidos no último trimestre e de uma queda em torno de 9% no preço do Brent em comparação com o trimestre anterior.

“A quantidade de barris vendidos foi afetada por um aumento no custo de frete marítimo gerado principalmente pela imposição do ‘price cap’ sobre o óleo russo. Por isso, em dezembro, a companhia decidiu vender um volume significativamente inferior à sua produção e contratou capacidade externa de estoque para 2 milhões de barris em US Virgin Islands, que foram vendidos no primeiro trimestre”, afirmou.

No quarto trimestre, a PRIO vendeu 2,3 milhões de barris, totalizando 12,3 milhões de barris comercializados no ano, com preço médio bruto de venda de 100,12 dólares, 35% acima do registrado em 2021. No total, a companhia produziu 14,8 milhões de barris.

No ano, PRIO registrou receita líquida recorde de 1,25 bilhão de dólares, aumento de 54% na comparação com o ano anterior, e Ebtida ajustado também recorde de 900,2 milhões de dólares, alta de 71%.

O lucro líquido do ano atingiu 711 milhões de dólares, um aumento de 193% versus o registrado em 2021, impulsionado pela maior quantidade de produção, vendas e preço do Brent.

“Contribuíram significativamente para o aumento de receita da companhia o fato da produção ter atingido a média de 40,4 mil bpd ao longo do ano, sendo 47,6 mil bpd no último trimestre, 47,4% e 28% maiores em comparação a 2021, respectivamente; e, a redução de 18% no lifting cost em comparação com o ano anterior, batendo, mais uma vez, o menor patamar já registrado”, disse a empresa.

Para 2023, a empresa destacou que concluiu a aquisição de Albacora Leste e assumiu a operação do campo, agregando uma produção de cerca de 30 mil barris de óleo por dia e mais de 240 milhões de barris de reserva provada, “levando a PRIO a um novo patamar”.

(Por Marta Nogueira)

To Top