Brasil

Inflação na zona do euro desacelera em fevereiro, mas núcleo dos preços avança

FRANKFURT (Reuters) – A inflação da zona do euro caiu menos que o esperado no mês passado e o crescimento do núcleo dos preços subjacentes acelerou, reforçando a expectativa de que o Banco Central Europeu continuará elevando as taxas de juros em um ritmo rápido, mostraram dados da Eurostat nesta quinta-feira.

A inflação dos preços ao consumidor nos 20 países que usam o euro caiu para 8,5% em fevereiro, ante 8,6% no mês anterior, devido aos preços mais baixos de energia. No entanto, a leitura ficou acima das expectativas de taxa de 8,2% em uma pesquisa da Reuters com economistas.

Embora a inflação geral esteja bem abaixo de máximas de dois dígitos atingidas em outubro, ela continua a se espalhar, alimentando temores de que o aumento anterior nos preços da energia tenha se infiltrado na economia por meio dos chamados efeitos de segunda ordem, tornando o crescimento dos preços ainda mais difícil de erradicar.

De fato, o núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e combustíveis, um indicador observado de perto pelo BCE, saltou de 5,3% para 5,6%, ficando bem acima das expectativas de uma leitura estável.

(Por Balazs Koranyi)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ210E6-BASEIMAGE

To Top