Brasil

Setor de serviços do Brasil tem contração pela 1ª vez desde maio de 2021, mostra PMI

SÃO PAULO (Reuters) – O setor de serviços do Brasil caiu em território de contração pela primeira vez em quase dois anos em fevereiro, com redução da demanda e aceleração nas taxas de inflação, mostrou uma pesquisa privada nesta sexta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da S&P Global para os serviços brasileiros caiu a uma leitura de 49,8 em fevereiro, ante 50,7 em janeiro, ficando abaixo da marca de 50 que separa expansão de contração pela primeira vez desde maio de 2021.

“Depois de ver as taxas de crescimento esfriarem a cada mês desde as eleições presidenciais, o setor de serviços do Brasil entrou em contração em fevereiro”, disse Pollyanna de Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.

“Os participantes da pesquisa observaram uma maior relutância entre os clientes em solicitar seus serviços devido à incerteza futura”, acrescentou ela.

De fato, os novos negócios solicitados às empresas de serviços diminuíram em fevereiro, encerrando uma sequência de expansão de 21 meses, mostraram os dados do PMI. Ao mesmo tempo, houve uma terceira queda consecutiva nas encomendas internacionais feitas a prestadores de serviços brasileiros, enquanto os empregadores diminuíram o número de funcionários.

Segundo a S&P Global, houve novo aumento dos preços de insumos em fevereiro, com empresas de serviços relatando custos mais altos de alimentos, combustíveis, mão de obra e serviços públicos.

“A depreciação do real e o restabelecimento do ICMS também elevaram o peso dos custos”, explicou Lima. “Apesar da fraca demanda por serviços, as empresas repassaram uma parcela considerável de suas despesas para os clientes. Os custos de insumos e os preços cobrados pela produção aumentaram às taxas mais fortes em três e sete meses, respectivamente.”

Por outro lado, o Índice de Atividade Futura, que mede a confiança empresarial no setor de serviços, subiu para seu maior nível em quatro meses, saindo do menor patamar em um ano e meio atingido em janeiro.

Com contração tanto na atividade de serviços quando no setor industrial do Brasil, o PMI Composto do país caiu para 49,7 em fevereiro, de 49,9 no mês anterior, continuando abaixo da marca de 50,0 que separa contração de crescimento.

(Por Luana Maria Benedito)

To Top