São Paulo

Operação da Polícia Federal desarticula esquema de tráfico de drogas em aeroporto de Guarulhos

Policia federal PF
BW Press/Shutterstock.com

Em uma ação decisiva contra o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (24) uma série de operações em São Paulo e Guarulhos, resultando na prisão temporária de quatro pessoas e na execução de sete mandados de busca e apreensão. Os envolvidos são suspeitos de manipular etiquetas de bagagens em voos internacionais para facilitar o envio de entorpecentes.

Os funcionários detidos trabalhavam em empresas de serviço aeroportuário no Aeroporto de Guarulhos e são acusados de trocar as etiquetas de malas de passageiros com o intuito de despachar drogas para fora do país. Uma das prisões incluiu uma mulher flagrada entregando uma mala recheada de drogas aos colaboradores do esquema.

Os mandados de busca visaram também outros funcionários suspeitos de envolvimento na quadrilha e um motorista de aplicativo, que poderia estar auxiliando nas operações ilícitas. A investigação teve início após a apreensão de uma mala em Brasília, em fevereiro, que continha mais de 21 kg de cocaína, com destino a Joanesburgo, na África do Sul.

Os presos serão interrogados e permanecerão à disposição da Justiça Federal para as medidas legais subsequentes.

As penas para o tráfico de drogas variam significativamente de acordo com a legislação de cada país e com a quantidade e tipo de droga envolvida. No Brasil, por exemplo, a Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006) prevê penas que podem incluir desde prestação de serviços à comunidade até prisão em regime fechado, dependendo do tipo e da quantidade de droga traficada, além de outros fatores como a participação de menores de idade e o envolvimento em organizações criminosas.

Em outros países, as penas podem ser diferentes. Por exemplo, em alguns estados dos Estados Unidos, onde há leis de três strikes, a posse ou venda de drogas pode levar a penas de prisão prolongadas, inclusive prisão perpétua em alguns casos.

Em resumo, as penas para o tráfico de drogas variam muito e dependem da legislação específica de cada país e de fatores individuais do caso.

To Top