Brasil

Wall Street cai mais de 1% após Powell sinalizar altas de juros mais acentuadas

Por Sinéad Carew e Sruthi Shankar

(Reuters) – Os índices de ações dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta terça-feira, depois que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse ao Congresso que o banco central norte-americano provavelmente precisará aumentar a taxa de juros mais do que o esperado, à medida que busca controlar a inflação teimosamente elevada.

Dos três principais índices de Wall Street, o Dow Jones foi o que perdeu mais terreno com uma queda de 1,7%, enquanto o S&P 500 recuou 1,5% e o Nasdaq perdeu quase 1,3%.

Powell assustou investidores quando disse aos parlamentares norte-americanos dos EUA mais cedo que o Fed está preparado para subir os juros em incrementos maiores se dados econômicos futuros sugerirem que medidas mais duras são necessárias para controlar o salto dos preços.

Operadores aumentaram drasticamente suas apostas em um ajuste para cima de 0,50 ponto percentual nos juros em março após os comentários de Powell. Operadores de futuros do mercado monetário precificaram mais de 70% de chance de tal movimento, acima dos cerca de 31% na segunda-feira, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

O Dow Jones caiu 1,72%, para 32.856,46 pontos. O S&P 500 perdeu 1,53%, para 3.986,37 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq teve baixa de 1,25%, para 11.530,33 pontos.

Todos os 11 principais setores do S&P fecharam em baixa, como o financeiro, que é mais economicamente sensível, na lanterna, em queda de 2,5%. A menor baixa foi a do índice de bens de consumo básicos, que recuou 0,97%.

Powell, que testemunhará novamente na quarta-feira perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA, também acrescentou que o Fed não consideraria mudar sua meta de inflação de 2% e o mercado de trabalho não sugere que uma desaceleração econômica esteja próxima.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ260VS-BASEIMAGE

To Top