Brasil

Ações europeias têm alta moderada após dados de emprego nos EUA aprofundarem temores com Fed

Por Ankika Biswas e Amruta Khandekar

(Reuters) – As ações europeias tiveram resultados moderados nesta quarta-feira, conforme dados de emprego melhores do que o esperado nos EUA alimentaram preocupações com a retórica agressiva do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre a taxa de juros, enquanto investidores também avaliaram números de crescimento da zona do euro no quarto trimestre.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em variação positiva de 0,08%, a 460,99 pontos, depois de atingir seu nível mais baixo em uma semana, provavelmente ajudado pelos comentários mais recentes de Powell de que o Fed não havia decidido o tamanho do aumento de juros deste mês.

Os papéis de recursos básicos e de tecnologia foram os principais ganhadores, enquanto imóveis suportaram o peso da pressão de venda.

As vagas de trabalho do setor privado dos EUA cresceram mais do que o esperado em fevereiro e as vagas de emprego disponíveis diminuíram menos em janeiro do que estimativas previam, com os dados do mês anterior revisados ​​para cima, o que aponta para a força contínua do mercado de trabalho norte-americano.

Isso ocorre um dia depois que Powell, em uma audiência perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA, disse que o Fed pode precisar subir a taxa básica mais do que o esperado, o que levou o índice de referência STOXX 600 a registrar seu declínio mais acentuado em um dia em quase duas semanas.

Na Europa, a agência de estatísticas disse que a zona do euro não registrou nenhum crescimento trimestral nos últimos três meses de 2022, ao mesmo tempo em que revisou ligeiramente para baixo os números de crescimento do Produto Interno Bruto e de emprego.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,13%, a 7.929,92 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,46%, a 15.631,87 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,20%, a 7.324,76 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,54%, a 27.911,52 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,58%, a 9.466,10 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,43%, a 6.056,29 pontos.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ270RI-BASEIMAGE

To Top