Benefícios

Com nova proposta, dinheiro do FGTS poderá ser usado para compra de automóveis

celular app do fgts
Fotografia de MixVale.com.br

Com nova proposta, dinheiro do FGTS poderá ser usado para compra de automóveis Proposta visa incentivar o mercado automotivo, que fechou em queda em 2022.

Para tentar estimular a venda de carros no Brasil – que caiu até 12% em 2022 – um projeto de lei prevê liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quem for comprar veículos novos ou usados. O texto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados

A PL 2679/22 , de autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA), altera a lei sobre o FGTS ao incluir que o trabalhador possa sacar o dinheiro do fundo caso seja destinado a compra de um veículo.

Atualmente, o saque o FGTS é liberado somente em alguns cenários, como rescisão da empresa, em caso de doença como câncer ou HIV, para compra da casa própria e para trabalhadores com 70 anos ou mais.

Deputado defende que a proposta irá reaquecer mercado de veículos novos e usados — Foto: Divulgação

Em justificativa, o deputado afirma que essa liberação “fomentará o mercado de automóveis novos e usados. Isso redundará em aquecimento da economia e na criação de postos de trabalho no setor”.

A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho; de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Mercado em queda

As vendas de veículos usados e novos caiu em 2022. O mercado que mais retraiu foi o de seminovos e usados, com 13.297.958 automóveis, comerciais leves, pesados e motos negociados no ano – queda de 12% em relação a 2021.

Já no segmento de veículos novos, a retração foi bem menor, de apenas 0,8%. Ao todo, 1.957.699 automóveis e comerciais leves foram vendidos. Fonte: G1

To Top