Benefícios

INSS libera calculadora online para aposentadoria

INSS libera calculadora online para aposentadoria Antes de o INSS popularizar sua calculadora para aferir a data da aposentadoria, as coisas eram mais difíceis e demoradas. Os trabalhadores precisavam comparecer numa agência previdenciária e, com sorte, conversar com o servidor e ganhar uma orientação detalhada sobre sua situação. Hoje, com poucos cliques no celular ou no computador, a resposta sai em segundos (se o sistema não estiver inoperante naquele dia).

A calculadora, ou simulador de aposentadoria, é uma das funcionalidades mais usadas no aplicativo “Meu INSS“, mas precisa ter muito cuidado. Embora rápida, a calculadora não tem muito compromisso com a verdade. Da mesma forma que ela acerta, pode errar e fica por isso mesmo.

Não é por outra razão que há ressalva legal de que os números apresentados ali são apenas uma simulação. Não garante nada, nem mesmo a concessão do benefício. Por isso, tire seu cavalo da chuva se o aplicativo indicou que você está elegível para se aposentar —e você acreditou piamente nisso. Pode até ser, mas, ao levar o caso ao INSS, o servidor da autarquia pode ter opinião totalmente diferente, frustrando suas expectativas.

Embora não mensurado em estatística, o nível de erro da calculadora é muito frequente. Os advogados que costumam atender muita gente percebem quão imprecisa é a calculadora do INSS. O problema de ter uma resposta equivocada da calculadora oficial é o quanto de dinheiro você pode perder. Como tem a mensagem com a escusa de que ela não garante benefício, ainda é improvável alguém conseguir ser reparado pela pegadinha tecnológica.

Digamos que um segurado esteja contribuindo todo mês com o valor de R$ 1.417,44, contribuição máxima no teto da Previdência Social. E, achando que estava perto de se aposentar, clicou na calculadora que o recomendou esperar mais dois anos para se aposentar. Se ele mantiver o que vem pagando, a espera representará investimento superior a R$ 34 mil. Mas basta o aplicativo não ter levado em consideração uma informação do histórico profissional que tal exemplo se tornará passível de acontecer.

Quando alguém está prestes a clicar na simulação, a resposta sai logo, em virtude de o INSS dispor previamente do extrato previdenciário, banco de dados que acumula toda base salarial, vínculos e contribuições previdenciárias.

A questão é que existem situações que este banco de dados não leva em consideração —e necessariamente a conta sairá errada. São vários exemplos: uma certidão militar ou de aluno aprendiz que esqueceu de ser averbada; um emprego insalubre que o segurado não comunicou sua existência ao INSS; empresa que sonegou a contribuição previdenciária e não aparece nada de pagamento na Previdência; ganho de verbas salariais ou a carteira profissional que só foram reconhecidas na Justiça do Trabalho.

É verdade que todas essas informações, e mais tantas outras em hipóteses não destacadas, podem ser objeto de retificação no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Atitude que pode ser tomada a qualquer momento pelo trabalhador, tanto para inserir informações, retificar ou excluir dados. Apesar dessa possibilidade, muitos desconhecem e terminam considerando os dados oficiais, até então averbados, como totalmente corretos.

O que vale para se aposentar é a realidade de todos os vínculos e contribuições amealhadas pelo trabalhador, ainda que nem todas apareçam no CNIS. Por isso, o segurado precisar ter cautela na conta apresentada pelo simulador. Pode ser exatamente a expressão da verdade. Ou infestada de erros. Contribuir além do devido, em razão da calculadora ter sugerido que você precisaria de mais tempo pode sair muito caro. Melhor ter cuidado.

To Top