Benefícios

Aposentadoria tem nova idade na França

Aposentadoria tem nova idade na França Em uma medida inédita e polêmica, o presidente da França, Emmanuel Macron, vai invocar nesta quinta-feira (16) um artigo da Constituição francesa que lhe permitirá aprovar o aumento da idade para a aposentadoria no país sem a aprovação do Parlmento.

O palácio do Eliseu anunciou nesta quinta que Macron utilizará o artigo 49.3 da Constituição para aprovar sua própria reforma da Previdência – que, entre outras medidas, aumenta de 62 para 64 anos a idade mínina de aposentadoria a partir de 2030.

Com isso, o presidente francês invabiliza a votação que ocorreria nesta tarde na Assembleia Nacional dos Deputados do país. A sessão que estava marcada na Casa foi suspensa.

A manobra é uma medida inédita na história recente da Europa Ocidental, onde a maioria dos países tem modelos de governo nos quais o Parlamento tem muita força e poder decisório sobre o Executivo.

Logo após a confirmação de que o artigo será invocado, a primeira-ministra da França, Élisabeht Borne – que tecnicamente é quem pode fazer esse tipo de anúncio – chegou ao Parlmanento para fazer um pronunciamento.

Em protesto, deputados, principalmente da esquerda, protestaram cantando o hino nacional do país.

To Top