Benefícios

Governo aprova reajuste de 9% nas contas de luz de 45 cidades

Conta de Luz Energia Aneel/Shutterstock.com
Sendo Serra/Shutterstock.com

Governo aprova reajuste de 9% nas contas de luz de 45 cidades Decisão é válida para as tarifas da CPFL Santa Cruz, distribuidora que atende cerca de 500 mil consumidores em SP, PR e MG.

Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (21) o reajuste médio de 9,02% nas tarifas de energia da CPFL Santa Cruz. A distribuidora presta serviço a aproximadamente 496 mil unidades consumidoras em municípios de São Paulo (39), Paraná (3) e Minas Gerais (3).

Para os consumidores atendidos em alta tensão, como as indústrias, o efeito médio será de 12,67%. Já para aqueles conectados à baixa tensão, como os residenciais, o aumento médio será de 6,85%. As novas tarifas valem a partir de 22 de março.

Em seu voto, a relatora do processo, diretora Agnes da Costa, ressaltou os mecanismos para mitigar parte dos aumentos tarifários. A devolução integral de créditos de PIS/Cofins teve um efeito negativo de 3,4%. Já o repasse da Eletrobras teve um impacto tarifário de -2,81%.

Com baixo nível nos reservatórios, o governo acionou a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara de todas. O aumento esperado na tarifa será de 5,6% na conta de junho, em relação a maio. Isso significa energia mais cara, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos. Por isso, tome cuidado com os vilões da conta de luz da sua casa. Saiba quais são clicando nas fotos a seguir

O chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência, representando de 25% a 35% do valor da conta. Sozinho, ele pode gastar a mesma energia que 54 TVs ligadas ao mesmo tempo. Para economizar, tome banhos mais curtos de até 5 minutos. Evite colocar o chuveiro na potência máxima, pois com a temperatura regulada no modo inverno o gasto aumenta em 30%.

A geladeira é outro aparelho que consome muita energia em uma residência, cerca de 25% do valor da conta de luz, pois precisa ficar ligada o tempo todo para conservar os alimentos. Uma das maneiras de reduzir o gasto é só deixar a porta da aberta o tempo que for necessário, pois cada vez que se abre a geladeira, o ar frio escapa e o motor trabalha mais para esfriar tudo de novo.

O ferro pode representar até 7% da conta de energia da casa. Por isso, acumule roupas para passar de uma só vez, pois o aquecimento do ferro demanda muita energia. Outra dica é deixar as roupas que precisam de menos calor para passar por último. Assim, dá para desligar o ferro e passá-las aproveitando que o aparelho ainda está quente.

Ar-condicionado é gostoso, mas gasta! Prefira o ventilador sempre que possível, pois, segundo o Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética (Procel) o consumo médio de um ar-condicionado é pelo menos 10 vezes maior do que um ventilador de mesa ou de teto Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado para evitar a entrada de ar quente e obrigar, desse modo, obrigar o aparelho a trabalhar mais.

O consumo da de uma máquina de lavar pode representar cerca de 2% a 5% da conta de luz de uma casa. Para economizar, junte o máximo de roupas para aproveitar a capacidade total da máquina e assim utilizá-la menos vezes. Dessa maneira é possível economizar na conta de luz e também na conta de água.

Segundo a Aneel, os aquecedores de ambiente estão entre os maiores consumidores de energia elétrica no inverno: nessa estação, ele pode ser o responsável por um terço do gasto de eletricidade doméstico. Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas enquanto estiver no ambiente. O ideal é ligá-lo até o cômodo ficar aquecido e depois desligar. Certifique-se de que não há corrente de ar no ambiente, para que o ar quente do aparelho não escape.

Enxugue bem o cabelo antes de usar secador ou chapinha, pois estes aparelhos consomem bastante energia. Se quer economizar, seque bem o cabelo com a toalha antes de usá-los.

Aparelhos em stand-by: deixar aparelhos ligados na tomada sem uso também consome energia na casa. Se a intenção é economizar, comece desligando no botão e tirando da tomada tudo o que não for usar. Faça um teste no fim do mês para ver a diferença.

Verifique se há fuga da energia na casa. Para isso, desligue todos os aparelhos da tomada e apague as luzes. Se após alguns minutos o medidor de energia continuar indicando consumo, então há fuga de energia.Fontes: Aneel, Enel, Procel, Proteste – Fonte: R7

To Top