Mundo

Ucrânia diz que combate segue em Bakhmut e zomba de afirmação russa sobre captura da cidade

Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) – As Forças Armadas da Ucrânia disseram que suas tropas travavam nesta segunda-feira combate com as forças russas em Bakhmut e rejeitaram alegações russas de que combatentes mercenários capturaram a cidade do leste após meses de lutas.

Um porta-voz ucraniano brincou que os russos levantaram bandeira da vitória não sobre a prefeitura da cidade, mas sobre “algum tipo de banheiro”.

Em Moscou, o Kremlin acusou a Ucrânia de estar por trás da explosão de uma bomba em um café em São Petersburgo no domingo que matou um importante blogueiro pró-guerra russo. A Rússia disse que prendeu uma mulher suspeita pela explosão.

A batalha por Bakhmut é uma das mais sangrentas da guerra, agora em seu segundo ano, com muitas baixas de ambos os lados e grande parte da cidade destruída por bombardeios. As linhas de frente têm mudado para frente e para trás em combates rua a rua.

O chefe da força mercenária Wagner, que lidera a campanha do Kremlin para cercar e capturar Bakhmut, disse no domingo que suas tropas hastearam uma bandeira russa no prédio da prefeitura, no centro da cidade.

Yevgeny Prigozhin reconheceu que as tropas ucranianas ainda mantinham algumas posições. Mas ele disse em vídeo publicado no Telegram: “Do ponto de vista legal, Bakhmut foi tomada. O inimigo está concentrado nas partes ocidentais.” Prigozhin já fez alegações prematuras antes.

Os militares ucranianos disseram nesta segunda-feira que os combates ainda estavam acontecendo em Bakhmut, assim como em várias outras cidades.

Serhiy Cherevatiy, porta-voz do comando militar do leste, afirmou que a alegação russa de ter capturado a cidade é falsa. Os confrontos estavam ocorrendo em torno do centro da cidade, disse ele.

“Bakhmut é ucraniana e eles não capturaram nada e estão muito longe de fazer isso, para dizer o mínimo”, declarou ele à Reuters.

“Eles levantaram a bandeira sobre algum tipo de banheiro. Eles prenderam sabe-se lá o quê, penduraram o trapo e disseram que haviam capturado a cidade. Muito bem, deixe-os pensar que a tomaram”, disse Cherevatyi por telefone.

Anteriormente, os militares ucranianos disseram que os russos estavam atacando a cidade, mas seus defensores estavam resistindo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, agradeceu em discurso na noite de domingo aos soldados que lutam em Bakhmut, Avdiivka e Maryinka.

“Especialmente Bakhmut. É especialmente complicado lá”, afirmou ele.

O analista militar ucraniano Oleh Zhdanov disse que os combates tomaram conta do centro de Bakhmut. As forças ucranianas repeliram 25 ataques inimigos, mas as forças russas capturaram a aciaria AZOM, segundo ele.

“O inimigo está atacando o centro da cidade pelo norte, leste e sul e está tentando tomar a cidade sob seu controle total”, disse Zhdanov em um vídeo no YouTube.

A Reuters não pôde verificar os relatos do campo de batalha.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ320M0-BASEIMAGE

To Top