Brasil

Minério de ferro fica estável em meio a preocupações com demanda antes de dados da China

Minério de ferro fica estável em meio a preocupações com demanda antes de dados da China

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro ficaram moderados nesta segunda-feira com preocupações persistentes sobre as perspectivas de demanda para o ingrediente siderúrgico na China e cautela antes de uma série de divulgações de dados econômicos chineses.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 0,1%, a 775,50 iuanes (112,87 dólares) a tonelada. O contrato atingiu 760 iuanes no início da sessão, a menor cotação desde 24 de março.

Já o minério de ferro de referência para maio na Bolsa de Cingapura subia 0,2%, para 116,80 dólares a tonelada, depois de cair para 114,35 dólares mais cedo, o menor valor desde 9 de janeiro.

Antes da divulgação dos dados de vendas no varejo, produção industrial e produto interno bruto da China no primeiro trimestre, o banco central chinês reforçou o apoio à liquidez para a economia ao rolar empréstimos de médio prazo na segunda-feira.

O Banco Popular da China, no entanto, manteve a taxa de 170 bilhões de iuanes em empréstimos de médio prazo de um ano para algumas instituições financeiras inalterada em 2,75% em relação à operação anterior.

“Este é um sinal importante de que o relatório do PIB do primeiro trimestre, previsto para terça-feira, não será muito suave. Mas também não esperamos que seja particularmente forte”, disse Iris Pang, economista-chefe do ING para a Grande China.

A pressão de queda nos preços do minério de ferro decorrente da esperada política de controle da produção de aço na China, maior produtora de aço do mundo, também permaneceu, embora ainda não haja declaração oficial.

Outros insumos siderúrgicos na bolsa de Dalian reverteram perdas anteriores, com carvão metalúrgico e coque registrando altas de 0,7% e 0,2%, respectivamente.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3G0C9-BASEIMAGE

To Top