Brasil

Comercializadora da Delta aposta em diversificação para manter boa rentabilidade de fundo

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) – A comercializadora de energia Zeta está buscando diversificar seu portfólio de produtos e investir em operações de longo prazo para manter a boa rentabilidade do fundo de investimentos do qual é responsável pelas operações, disseram executivos nesta terça-feira.

O Delta Energia Strategy, um fundo de investimentos fechado do grupo Delta, acumula uma rentabilidade de 67,5% desde seu lançamento, em 2019, até este ano, na esteira do crescimento das operações de trading de energia da Zeta.

O ano de 2022 foi um marco para o fundo, cujo patrimônio líquido cresceu 71%, o equivalente a 573% do CDI, com a Zeta capturando oportunidades em compra e venda de energia em meio à flutuação significativa dos preços no mercado.

“Em 2022, nossa rentabilidade de 71% nos coloca entre os maiores retornos de fundos multimercados”, afirmou o diretor da Zeta Energia Pedro Nascimento, destacando que não existe no mercado nenhum outro fundo voltado exclusivamente ao trading de energia.

Segundo fundo lançado pela gestora de recursos do grupo de energia, o Delta Energia Strategy surgiu com uma captação de 800 milhões de reais junto a um investidor estrangeiro não revelado.

“Os primeiros anos foram positivos, incluindo os desafios trazidos pela pandemia mundial com um cenário adverso para a economia global. Desde nossa origem, estamos performando em linha com as estratégias traçadas e apresentadas ao nosso investidor, com resultados relevantes”, disse Nascimento.

Para 2023, a estratégia da Zeta para manter os bons resultados do fundo, que fechou o primeiro trimestre com um rentabilidade de 17%, passa pela oferta de contratos de energia mais customizados e produtos com prazos mais longos.

Roberto Costa Filho, diretor da comercializadora, observa que o cenário atual de preços baixos da energia levou a uma queda do número de transações no mercado de curto prazo, dada a perda de rentabilidade.

“Nesse sentido, como temos uma estrutura de capital muito robusta, a Zeta acaba buscando operações no longo prazo, tanto para estruturar produtos para geradores, quanto consumidores, buscando realmente customizar contratos e trazer diferenciação para esses players”.

O grupo Delta Energia detém uma das maiores comercializadoras de energia independentes do Brasil, além de atuar também no segmento de geração de energia, gás, comercialização de etanol e produção de biodiesel. Em 2017, criou uma gestora de recursos que hoje totaliza 1,4 bilhão de reais em ativos sob gestão.

Questionada sobre a perspectiva de lançamento de um novo fundo, a Delta disse que, no momento, não há novidades neste sentido, mas que o grupo “está sempre atento às oportunidades do mercado”.

(Por Letícia Fucuchima)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3H0TY-BASEIMAGE

To Top