Mundo

China e EUA veem necessidade de estabilizar relações

PEQUIM (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, disse nesta segunda-feira que é imperativo estabilizar as relações sino-americanas depois que uma série de “palavras e ações errôneas” congelaram novamente os laços.

Qin, em uma reunião em Pequim com o embaixador dos Estados Unidos, Nicholas Burns, enfatizou especialmente que os Estados Unidos devem corrigir sua forma de lidar com a questão de Taiwan e interromper o esvaziamento do princípio de “uma só China”.

O relacionamento entre as duas maiores economias do mundo atingiu seu ponto mais baixo no ano passado, quando a então presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma visita oficial a Taiwan, que é um país democraticamente governado, irritando a China, que reivindica a ilha como parte de seu território.

Em resposta, Pequim cortou os canais formais de comunicação com os Estados Unidos, incluindo o então existentes entre as duas Forças Armadas.

“A prioridade máxima é estabilizar as relações sino-americanas, evitar uma espiral descendente e evitar quaisquer acidentes entre a China e os Estados Unidos”, disse Qin a Burns, informou o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado.

A tensão entre as duas superpotências diminuiu em novembro passado, quando os líderes dos EUA e da China, Joe Biden e Xi Jinping, se reuniram em uma cúpula do G20 na Indonésia e prometeram um diálogo mais frequente.

Mas as tensões voltaram a se acender em fevereiro, quando um balão chinês de grande altitude apareceu no espaço aéreo dos EUA e, em resposta, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelou uma visita a Pequim.

“Uma série de palavras e ações errôneas dos Estados Unidos desde então prejudicou o impulso positivo conquistado a duras penas nas relações sino-americanas”, disse Qin.

“A agenda de diálogo e cooperação acordada pelos dois lados foi interrompida, e o relacionamento entre os dois países mais uma vez encontrou gelo frio.”

Burns, em uma publicação no Twitter sobre suas conversas com Qin, também falou sobre a necessidade de trazer estabilidade ao relacionamento.

“Discutimos os desafios no relacionamento entre os EUA e a China e a necessidade de estabilizar os laços e expandir a comunicação de alto nível”, disse Burns.

Na semana passada, Blinken pareceu oferecer esperança de uma visita, dizendo ao Washington Post que era importante restabelecer linhas regulares de comunicação em todos os níveis.

Também na semana passada, o enviado dos EUA para o clima, John Kerry, disse que a China o convidou para uma visita “em curto prazo” para conversações sobre como evitar uma crise climática global.

(Reportagem de Ryan Woo)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ470B0-BASEIMAGE

To Top