Brasil

Estoques de milho e soja dos EUA aumentarão com safras recordes, diz USDA

CHICAGO (Reuters) – A oferta de milho e soja dos Estados Unidos deve aumentar acentuadamente no próximo ano devido a expectativas de safras recordes para os dois produtos, estimou nesta sexta-feira o governo norte-americano, indicando potencial de declínio de preços das commodities.

Mas os suprimentos de trigo deverão para o nível mais baixo em 16 anos, uma vez que uma seca severa nas Planícies dos EUA destruiu o robusto potencial de colheita advindo do aumento da área plantada.

Os preços do milho, trigo e soja caíram no último ano devido à oferta global mais abundante, mesmo com a continuação da guerra na Ucrânia, grande produtor. Uma safra de trigo historicamente ruim dos EUA deixa o mundo mais vulnerável à escassez se surgirem problemas em outros lugares, no entanto.

Os estoques finais de milho para o ano comercial de 2023/24 foram previstos em 2,222 bilhões de bushels, acima do volume de 1,417 bilhão de bushels em 2022/23, informou o Departamento de Agricultura dos EUA em seu relatório mensal de oferta e demanda agrícola mundial.

Os estoques finais de soja dos EUA deverão crescer de 215 milhões para 335 milhões de bushels, segundo o USDA, com os estoques de trigo caindo para 556 milhões de bushels, o menor nível desde 2008.

Os contratos futuros do trigo saltaram depois que o relatório foi divulgado, com os preços em Kansas City acompanhando a safra atingida pela seca nas Planícies dos EUA, atingindo o nível mais alto desde 2 de abril.

As perspectivas de safra de milho e soja mantiveram pressionados os contratos futuros das safras que estão sendo plantadas atualmente.

“O USDA deu um grande golpe no preço do milho e da soja…”, disse Don Roose, presidente da corretora agrícola US Commodities.

A produção de milho atingirá 15,265 bilhões de bushels, com base em um rendimento médio de 181,5 bushels por acre e a produção de soja atingirá 4,510 bilhões de bushels, com rendimentos médios fixados em 52,0 bushels por acre.

Se concretizada, a colheita de milho superará o recorde anterior de 15,148 bilhões de bushels, estabelecido em 2016. A maior safra de soja dos EUA, de 4,465 bilhões de bushels, foi colhida em 2021.

Analistas esperavam que o relatório mostrasse os estoques finais 2023/24 em 2,094 bilhões para o milho e 293 milhões para a soja, de acordo com a média das estimativas em uma pesquisa da Reuters.

(Reportagem de Mark Weinraub)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ4B0M5-BASEIMAGE

To Top