Esportes

Nepalês estabelece recorde ao escalar Everest pela 27ª vez

Por Gopal Sharma

KATHMANDU (Reuters) – Um sherpa nepalês escalou o Monte Everest pela 27ª vez nesta quarta-feira, batendo seu próprio recorde, disseram uma autoridade do governo e a empresa para a qual ele trabalha.

Kami Rita Sherpa, de 53 anos, escalou a montanha de 8.849 metros no início da manhã ao longo da rota tradicional do cume sudeste, guiando um alpinista estrangeiro.

“Sim, Kami Rita escalou Sagarmatha pela 27ª vez”, disse Bigyan Koirala, funcionário do Departamento de Turismo, referindo-se à montanha pelo nome nepalês.

Separadamente, Ishwari Paudel, da empresa Himalayan Guides, disse que o alpinista britânico Kenton Cool, de 49 anos, fez sua 17ª escalada da montanha nesta quarta-feira, o maior número entre alpinistas estrangeiros.

Thaneswar Guragai, gerente geral da Seven Summit Treks, para a qual Kami Rita trabalha, disse ele que chegou ao cume às 8h30 (no horário local) junto com o alpinista estrangeiro.

“Estamos tentando obter detalhes. Por enquanto está 100% confirmado que Kami Rita escalou pela 27ª vez”, disse Guragai.

Kami Rita escalou o Everest pela primeira vez em 1994 e tem escalado quase todos os anos desde então, exceto em 2014, 2015 e 2020, quando a escalada foi interrompida por vários motivos.

Garrett Madison, da empresa norte-americana Madison Mountaineering, que escalou o Everest 12 vezes, cinco delas com Kami Rita, o descreveu como um “alpinista muito forte”.

“É muito inspirador ver um alpinista local continuar ultrapassando os limites do Monte Everest”, disse Madison à Reuters por telefone do acampamento base do Everest, onde se prepara para a 13ª subida.

(Por Gopal Sharma)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ4G0Q8-BASEIMAGE

To Top