Benefícios

Espera por benefício no INSS aumenta neste ano: Acompanhe

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Marcello Casal jr/Agência Brasil

Espera por benefício no INSS aumenta neste ano: Acompanhe A fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou em 2023. Nos primeiros meses deste ano, já são 1,3 milhão de pessoas que estão aguardando respostas para pedidos de benefício. E em alguns casos, a espera já está próxima de completar um ano.

É o caso da atendente de telemarketing Ocely Maceno de Oliveira, que está sem trabalhar desde abril de 2022 – na ocasião, ela caiu em um buraco no quintal de casa e torceu o tornozelo. Lesionada, ela entrou com o pedido de auxílio em junho. E até agora, em maio de 2023, aguarda a análise do processo.

“Eu já fiz três reclamações. A última que eles me responderam falaram que era 147 dias para eles darem o resultado”, explicou Ocely.

O número de 1,3 milhão de pessoas aguardando a resposta do INSS representa um aumento de 6% em comparação com a contagem feita em janeiro. O Nordeste é a região onde a fila está maior, com quase 500 mil pessoas. Em março, o tempo médio para a concessão do benefício estava em 71 dias – menor que os 85 de janeiro, mas ainda insuficiente.

“Eu acho que é uma humilhação para a gente, trabalhadores, né? Porque todos os meses desconta do nosso salário. Aí no momento que você mais precisa deles, né, você não consegue o benefício. já são quase um ano que eu estou aguardando e nada”, diz Ocely.

To Top