Saúde

O plano de saúde ficou mais caro? Dicas de como economizar

Plano de Saúde Convênio

O plano de saúde ficou mais caro? Dicas de como economizar Os reajustes dos planos individuais são regulados pela ANS, mas os empresariais não têm regras muito claras, o que leva a aumentos muito altos. Especialistas dizem que, mesmo assim, há pontos para prestar atenção e economizar.

Nas últimas semanas, diversos casos de pessoas que sofreram reajustes altos – as vezes de mais de 25% – nos seus planos de saúde ganharam espaço nas mídias sociais.

Esse é o caso da professora aposentada Luciane Frasinelli. Ela e a família tinham um plano empresarial adquirido por meio da empresa do MEI do marido. Mas, depois do reajuste expressivo nos preços, precisaram migrar para outro convênio, com qualidade inferior, por uma diferença de mais de R$ 700.

Os reajustes dos planos empresarias – diferente dos individuais e familiares, que são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – não seguem uma regra clara. O que baliza as mudanças nas cobranças são os contratos assinados com cada empresa ou com um grupo, no modelo de adesão.

Existem algumas formas de diminuir os impactos que o reajuste no plano de saúde podem causar no orçamento da família. Para isso, porém, o ideal é que haja um planejamento para conseguir encontrar boas soluções.

  • A orientação para economizar nesse momento é:
  • Pesquise um nova operadora, ou um novo plano para contratar no seu convênio. Além de uma pesquisa com outros usuários, também procure canais oficiais;
  • Avalie os custos definindo o quanto está disposto a gastar todos os meses com o plano de saúde.
  • Considere a cobertura de cada plano, alguns podem não atender a necessidade da família naquele momento e ainda assim encarecer o valor final. Por exemplo, com a cobertura em outro estado sendo que não viajam com frequência;
  • Confira se há opções de plano de saúde empresarial, e se essa é uma versão mais vantajosa. Fonte: G1
To Top