Esportes

Messi decide ir para o Inter Miami após saída do PSG

Por Rory Carroll

LOS ANGELES (Reuters) – Lionel Messi anunciou nesta quarta-feira que pretende se juntar ao Inter Miami, da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos, depois de sair do campeão francês Paris St Germain e rejeitar uma lucrativa oferta de contrato na Arábia Saudita.

Messi, que jogou sua última partida pelo PSG no final de semana, também era especulado no Barcelona, mas o clube espanhol está de mãos atadas devido às regras de fair play financeiro da liga espanhola. 

“Tomei a decisão de ir para Miami”, disse Messi em entrevista aos jornais Mundo Deportivo e Sport.

“Ainda não fechei 100%. Ainda me faltam algumas coisas, mas decidimos seguir em frente. Se o Barcelona não desse certo, queria sair da Europa, sair dos holofotes e pensar mais em minha família.”

Sua mudança para o sul da Flórida marcará a primeira vez que o argentino de 35 anos jogará fora da Europa desde que ingressou na base do Barça aos 13 anos e se tornou o maior artilheiro da história do clube espanhol, com 672 gols.

Messi, que levou a Argentina à glória na Copa do Mundo no Qatar em dezembro e ganhou um recorde de sete prêmios Bola de Ouro, conquistou o título da Ligue 1 em suas duas temporadas com o PSG, assim como a Supercopa da França em 2022.

“Depois de vencer a Copa do Mundo e não poder ir para o Barça, era hora de ir para a liga dos Estados Unidos para experimentar o futebol de uma maneira diferente e aproveitar o dia a dia”, disse Messi.

“Claro que com a mesma responsabilidade e vontade de vencer e de fazer sempre bem as coisas. Mas com mais tranquilidade.”

Messi queria ir para um clube onde pudesse eventualmente ter uma participação acionária, disse uma fonte com conhecimento das negociações à Reuters nesta semana. Ele também queria maximizar seu acordo existente com a Adidas e o relacionamento da MLS com a Apple.

A MLS ganha uma taxa fixa de cerca de 250 milhões de dólares por ano da Apple até atingir um determinado limite de assinaturas, após o que receberá uma parte da receita dessas assinaturas.

Espera-se que a mudança de Messi para a MLS leve os espectadores à plataforma de streaming Apple TV, como o jogador de futebol mais conhecido do mundo.

Também era esperado que o argentino concluísse sua transferência para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, depois de receber uma oferta formal.

Os árabes têm procurado trazer os maiores jogadores do esporte para sua liga e conseguiram convencer o astro português Cristiano Ronaldo a se juntar ao Al Nassr logo após a Copa do Mundo. O atacante francês Karim Benzema foi anunciado pelo Al Ittihad esta semana.

O Inter Miami é co-propriedade do ex-capitão da Inglaterra David Beckham, que foi uma das primeiras grandes estrelas europeias a se mudar para os Estados Unidos para jogar na MLS, vencendo a Copa MLS duas vezes com o Los Angeles Galaxy.

(Reportagem de Rory Carroll em Los Angeles, Rohith Nair em Bengaluru, Amy Tennery em Nova York e Janina Nuño Rios e Angelica Medina na Cidade do México)

Tradução Redação São Paulo

REUTERS FDC

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ560XC-BASEIMAGE

To Top