Mundo

Partido de esquerda Podemos diz que assinará acordo com o Sumar para eleições na Espanha

MADRI (Reuters) – O partido de extrema-esquerda Podemos pretende concorrer às eleições espanholas do mês que vem com o partido Sumar, da ministra do Trabalho Yolanda Díaz, disse o Podemos nesta sexta-feira poucas horas antes do término do prazo para o registro de todos os partidos.

A secretária-geral do Podemos, Ione Belarra, afirmou, porém, que os dois partidos ainda têm divergências a resolver, principalmente a oposição de Sumar à candidatura da atual ministra da Igualdade, Irene Montero, do Podemos.

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, convocou eleição antecipada para 23 de julho depois que seu Partido Socialista e o parceiro menor de coalizão Podemos tiveram um desempenho pior do que o esperado nas eleições locais do mês passado, perdendo terreno para partidos de direita.

Sánchez fechou um acordo em 2019 para formar o primeiro governo de coalizão com o Podemos.

“Vamos disputar a eleição geral com Sumar, a decisão está tomada”, disse Belarra em discurso na sede do partido após pedir a votação da base partidária sobre o assunto.

Uma pesquisa do El País mostrou que se o Podemos e o Sumar concorressem separadamente, as pesquisas sugerem que eles dividiriam a votação e cada um terminaria com menos assentos.

Belarra disse que o Podemos não aceitará nenhum veto contra “uma camarada que impulsionou a transformação feminista mais do que qualquer outro antes”.

Montero foi fortemente criticada por uma lei que ela patrocinou sobre crimes sexuais que incluía uma brecha que permitia que muitos estupradores recebessem sentenças mais leves.

(Por Inti Landauro)

To Top