Mundo

Biden adia reunião com líder da Otan após tratamento de canal

Por Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiou uma reunião com o chefe da Otan e não compareceu a outros eventos públicos nesta segunda-feira para se submeter a seu segundo procedimento no tratamento de canal em dois dias, informou a Casa Branca.

“O presidente está bem e certamente estará trabalhando na residência esta tarde”, disse a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre após o tratamento.

Biden relatou dor de dente no domingo, levando a um exame de raio-X e tratamento de canal por uma equipe do Walter Reed National Military Medical Center, de acordo com uma carta de seu médico distribuída à imprensa..

“O presidente tolerou bem o procedimento”, escreveu o médico Kevin O’Connor mais cedo sobre o procedimento não revelado anteriormente. “Não houve complicações.”

Biden, de 80 anos, sentiu mais dores nesta segunda-feira, recebeu anestesia local e não precisou transferir seus poderes para a vice-presidente Kamala Harris sob a 25ª Emenda da Constituição dos EUA, informou a Casa Branca.

Procedimentos de canal são comuns para tratar dentes infectados que causam dor, especialmente em adultos mais velhos, disse Asgeir Sigurdsson, presidente de endodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York. Milhões são realizados a cada ano nos Estados Unidos com uma taxa de sucesso quase universal, disse ele.

Às vezes, dois ou mais procedimentos são necessários para remover tecidos dentários danificados e resolver totalmente o problema, disse Sigurdsson. Os anestésicos locais usados para anestesiar a dor durante o procedimento podem dificultar a fala por algumas horas depois.

Biden já passou por tratamento de canal na década de 1990, como senador supervisionando as audiências de confirmação para a Suprema Corte do agora juiz Clarence Thomas.

Biden é a pessoa mais velha a servir como presidente dos Estados Unidos e tanto sua idade quanto sua saúde têm sido um foco de atenção dos eleitores, já que ele planeja buscar um segundo mandato de quatro anos nas eleições presidenciais de 2024.

Uma reunião com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e uma recepção para o pessoal diplomático foram remarcadas para terça-feira. Um evento celebrando atletas universitários contou com a presença de Kamala, que não mencionou a ausência de Biden.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5B0N9-BASEIMAGE

To Top