Mundo

Emissora nacional da Nova Zelândia investiga edição inadequada de matérias sobre guerra na Ucrânia

Por Lucy Craymer

WELLINGTON (Reuters) – A emissora nacional de rádio da Nova Zelândia lançou uma investigação e colocou um funcionário em licença após uma série de notícias em seu site sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia que teriam sido editadas para apresentar “um relato falso dos eventos”.

Financiada pelo governo, mas dotada de independência editorial, a Radio New Zealand (RNZ) corrigiu até o domingo 16 matérias em seu site publicadas desde abril de 2022 pelo que chamou de “edição inapropriada”.

As correções feitas pela RNZ às matérias indicavam que a edição havia mudado as reportagens originais para apresentar como fatos interpretações pró-russas de eventos na Ucrânia. Quatorze das matérias foram fornecidas pela Reuters e uma veio da BBC britânica, mostram os links.

A RNZ disse em comunicado que segue com uma auditoria e análise detalhada de todas as matérias que podem ter sido editadas de forma inadequada.

A RNZ é um cliente de mídia da Reuters.

“A Reuters abordou a questão com a RNZ, que iniciou uma investigação”, disse um porta-voz da Reuters.

“Conforme declarado em nossos termos e condições, o conteúdo da Reuters não pode ser alterado sem consentimento prévio por escrito. A Reuters está totalmente comprometida em cobrir a guerra na Ucrânia de forma imparcial e precisa, de acordo com os Thomson Reuters Trust Principles.”

A BBC disse que a questão é de responsabilidade da RNZ e todas as perguntas devem ser direcionadas a eles.

Um porta-voz do ministro neozelandês de radiodifusão e mídia, Willie Jackson, disse que o ministro foi informado sobre o assunto.

A RNZ disse na sexta-feira que tomou conhecimento do problema, sem fornecer detalhes, e iniciou uma “investigação imediata”. A empresa acrescentou que um membro da equipe foi colocado em licença enquanto o inquérito está em curso, e foi impedido de acessar os sistemas de computador da RNZ.

No sábado, o executivo-chefe da RNZ, Paul Thompson, anunciou uma revisão externa dos processos de edição da RNZ. O resultado da revisão será tornado público.

A questão veio a público após serem feitas alterações em uma matéria da Reuters, datada de 8 de junho, sobre o uso da palavra “guerra” pela Rússia.

(Reportagem de Lucy Craymer)

To Top