Mundo

Bill Gates deve se encontrar com presidente Xi na China na sexta-feira, dizem fontes

Por Julie Zhu

HONG KONG (Reuters) – O cofundador da Microsoft Bill Gates deve se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping na sexta-feira durante sua visita à China, disseram duas fontes com conhecimento do assunto.

A reunião marcará o primeiro encontro de Xi com um empresário estrangeiro nos últimos anos. As pessoas disseram que o encontro pode ser individual. Uma terceira fonte confirmou que eles se encontrariam, sem fornecer detalhes.

As fontes não disseram o que os dois poderão discutir. Gates tuitou nesta quarta-feira que desembarcou em Pequim pela primeira vez desde 2019 e que se encontrará com parceiros que trabalham em desafios globais de saúde e desenvolvimento com a Fundação Bill e Melinda Gates.

A fundação e o Gabinete de Informação do Conselho de Estado da China, que lida com as consultas da mídia em nome do governo chinês, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

Gates deixou o conselho da Microsoft em 2020 para se concentrar em trabalhos filantrópicos relacionados à saúde global, educação e mudança climática. Ele deixou seu cargo executivo em tempo integral na Microsoft em 2008.

A última reunião relatada entre Xi e Gates foi em 2015, quando eles se encontraram à margem de um fórum na província de Hainan. No início de 2020, Xi escreveu uma carta a Gates agradecendo a ele e à Fundação Bill & Melinda Gates por prometer assistência à China, incluindo 5 milhões de dólares para a luta contra a Covid-19.

A reunião marcará o fim de um longo hiato de encontros de Xi com empresários privados e líderes empresariais estrangeiros, depois que o presidente chinês parou de viajar para o exterior por quase três anos, quando a China fechou suas fronteiras durante a pandemia.

(Reportagem adicional da Redação de Pequim e Greg Roumeliotis)

To Top