Entretenimento

Drama da vida amorosa de Mozart é revelado em carta a leilão

Por Sarah Mills

LONDRES (Reuters) – Uma carta mostrando o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart em “pânico total” sobre sua vida amorosa deve ir a leilão na Christie’s de Londres no próximo mês.

Escrita pelo compositor em 1782, a carta de duas páginas o mostra pedindo conselhos a um amigo próximo após um “mal-entendido” com sua futura sogra.

“Ela está prestes a enviar a polícia para resgatar sua noiva com consequências obviamente terríveis para sua reputação”, disse o chefe de livros e manuscritos da Christie’s, Thomas Venning.

“Ele está em uma crise completa e abrindo seu coração maravilhosamente de uma forma totalmente não filtrada.”

Mozart escreveu muitas cartas durante sua vida, mas Venning disse que é raro ver uma delas em leilão, e raro obter esse “grau de percepção… sobre seu caráter… e sentimentos em um momento bastante crucial na vida dele”.

Mozart tinha 26 anos quando escreveu a carta, pouco depois de chegar a Viena. Enquanto sua carreira decolava após o sucesso de sua primeira grande ópera, sua vida amorosa estava “ficando um pouco complicada” e ele estava ansioso para levar adiante seu casamento com Constanze.

“Ele vem de uma formação católica muito rígida. Portanto, o fato de ele já estar morando com Constanze, de eles já estarem dormindo juntos, ele está jogando a cautela ao vento”, disse Venning.

Mozart e Constanze se casaram logo depois que a carta foi escrita e ficaram juntos até sua morte em 1791, aos 35 anos.

A carta faz parte da Venda Excepcional da Christie’s Classic Week em julho e deve obter o preço mais alto para uma carta de Mozart até o momento, com um valor estimado entre 300.000 libras e 500.000 libras (380.490 dólares e 634.150 dólares).

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5D0SP-BASEIMAGE

To Top