Brasil

Petrobras reduz gasolina em 4,3% antes de impacto do aumento de tributos

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (Reuters) -A Petrobras anunciou nesta quinta-feira uma redução de 4,3% no preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras, para 2,66 reais por litro, antes de aumentos previstos da tributação que devem se refletir nos preços neste e no próximo mês.

O corte é o segundo reajuste realizado pela companhia desde a alteração de sua política comercial de precificação de combustíveis, em maio. Na ocasião do anúncio, a Petrobras reduziu o preço da gasolina em quase 13%.

O movimento da estatal vem para atenuar os impactos na bomba das elevações do ICMS e do PIS/Cofins cobrados sobre combustiveis, na avaliação de Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

“O anúncio de hoje… é a Petrobras já preparando a área para evitar aumentos maiores”, disse Pires.

No caso do imposto estadual, passou a vigorar neste mês a alíquota única e fixa do ICMS sobre a gasolina e o etanol anidro. A cobrança, de 1,22 reais por litro em todo o território nacional, já se refletiu em alta dos preços.

Já em 1º de julho, está prevista a reoneração do PIS/Cofins para a gasolina e o etanol, após um período de cobrança parcial dos tributos federais imposta por uma medida provisória editada no início deste ano. Com a reoneração, o imposto para a gasolina subirá de 0,47 real por litro para 0,79 real a partir do mês que vem.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia indicado que a Petrobras poderia promover nova redução de preços para compensar a reoneração.

No comunicado desta quinta-feira, a companhia disse que considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro na composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, 1,94 real a cada litro vendido na bomba.

Também afirmou que, mantidas as parcelas referentes aos demais agentes e tributos, conforme a pesquisa de preços da ANP para o período de 4 a 10 de junho, o preço médio ao consumidor final poderia atingir o valor de 5,33 reais por litro.

“A redução do preço da Petrobras tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional”, disse a estatal.

(Por Paula Arend Laier, Letícia Fucuchima e Rodrigo Viga Gaier)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5E0O1-BASEIMAGE

To Top