Benefícios

Governo anuncia novos concursos públicos com 4,4 mil vagas em 20 ministérios

Teletrabalho, home office ou trabalho remoto.

Governo anuncia novos concursos públicos com 4,4 mil vagas em 20 ministérios Ministério já havia autorizado concursos para 9,5 mil vagas temporárias e efetivas em 2023.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira a realização de novos concursos públicos para contratação de servidores pelo governo federal. Serão 4.436 vagas para este ano em 20 ministérios, de acordo com a ministra.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comemorou nas redes sociais as vagas na sua área.

Segundo ele, serão:

120 vagas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para as carreiras de Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologistas.

100 vagas no Inmetro, serão 100 vagas para as carreiras de Analista Executivo e Pesquisador.

Os critérios para a escolha das vagas foram, entre outros, o tempo desde o último edital, as vacâncias (ou seja, a proporção entre vagas e número de gastos aprovados no órgão), aposentadorias que estão por acontecer perdas em relação à ocupação máxima.

Mais de 9,5 mil vagas já autorizadas

Antes do anúncio desta sexta-feira, em 2023, o governo federal já havia autorizado 9.585 vagas para concursos públicos da Administração Pública Federal com o objetivo de compor a força de trabalho de órgãos e entidades.

Após a primeira autorização, em março, para 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal já deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos. Os certames para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Do total de vagas que já estavam abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do IBGE com as atividades do Censo Demográfico 2020. Fonte: Extra Globo

To Top