Benefícios

Câncer de colo de útero: 8 sinais de alerta

Gravidez Maternidade Câncer

Câncer de colo de útero: 8 sinais de alerta Especialistas apontam que estar em dia com os exames de rotina pode reduzir significativamente o risco de desenvolver o terceiro tipo de câncer que mais incide em mulheres no Brasil.

O câncer de colo de útero, também conhecido como câncer cervical, é o terceiro tipo de câncer que mais incide em mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para 2023, são estimados mais de 17 mil novos casos. Mas especialistas dizem que a realização de exames de rotina, principalmente o Papanicolau, pode reduzir significativamente o risco de desenvolver o câncer de colo de útero.

Fique atenta a estes sintomas do câncer cervical:

Sangramento vaginal incomum

É importante ficar atenta ao sangramento vaginal incomum, entre as datas de menstruação ou durante, ou após o sexo. Pode ser mais intenso ou não. Outro sinal de alerta pode ser o sangramento quando já se está na menopausa e a mulher parou de menstruar.

O sangramento anormal pode ocorrer porque o tecido canceroso e os seus vasos sanguíneos são frágeis e sangram facilmente. Conforme o câncer se espalha, o tecido saudável também pode ser danificado e sangrar.

Mas existem muitas razões para além do câncer pelas quais uma mulher pode apresentar um sangramento incomum. Outras possíveis causas incluem desequilibro hormonal, síndrome do ovário policístico (SOP), anomalias estruturais no útero e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por exemplo.

Lembrando que, em caso de qualquer sangramento anormal, você deve sempre procurar um médico.

Alterações no corrimento vaginal

O corrimento vaginal é normal, mas é importante ficar atenta para uma mudança na cor, espessura ou odor, porque isso pode ser indicativo de uma doença.

A secreção vaginal saudável é clara ou branca, espessa e pegajosa, escorregadia e úmida, e não tem um cheiro forte ou desagradável.

Mas um tumor pode afetar o revestimento interno da vagina e impedir a produção desse corrimento saudável.

O câncer de colo de útero pode fazer com que o corrimento vaginal fique com mau cheiro e rosado, marrom ou com sangue. A mudança de cor pode ser um sinal de sangue no corrimento e a mudança no odor e pedaços de tecido podem ser resultado da infecção do tumor.

No entanto, a presença de sangue no corrimento vaginal não significa necessariamente que uma mulher tem câncer. Isso pode ocorrer perto do período menstrual, durante a ovulação ou na gravidez. Quanto ao cheiro desagradável, pode ser um sinal de vaginose bacteriana.

Dor ou desconforto durante o sexo

Um sintoma comum do câncer de colo de útero é sentir dor ou desconforto durante o sexo. Essa dor pode ser sentida de diferentes maneiras. Algumas mulheres experimentam dor aguda, sensação de queimação ou cólicas.

Se o colo do útero estiver inflamado, o que pode ocorrer durante o câncer, a pressão da atividade sexual pode ser dolorosa.

Mas a dor durante o sexo pode significar uma série de outros problemas de saúde, como a endometriose, alergia a sabonetes ou preservativos, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória pélvica, ou até mesmo a menopausa.

Dor lombar ou pélvica

Muitas mulheres sentem dor lombar e pélvica (entre os ossos do quadril) durante a menstruação. Mas quando não há um motivo óbvio para esse tipo de dor, pode ser um sinal de câncer cervical.

No câncer de colo de útero, essa dor costuma ser causada por um tumor pressionando o osso, os nervos ou órgãos.

A dor lombar não necessariamente é indicativa de um câncer, e pode ser resultado de outras condições de saúde, como má postura ou lesão muscular.

Problemas urinários

O colo de útero está localizado abaixo da bexiga. Logo, qualquer crescimento cervical irregular, como tumores, acaba afetando diretamente a bexiga da mulher. Por isso, o câncer do colo de útero pode acabar afetando os hábitos urinários, fazendo com que uma mulher urine com mais frequência, por exemplo.

Sangue na urina, perda do controle da bexiga, infecções persistentes do trato urinário e outras alterações nos hábitos da bexiga também podem ser sintomas.

Mas problemas urinários também podem ser causados por infecções, próstata aumentada, menopausa, e uma série de outros motivos.

Constipação ou outros problemas intestinais

Problemas intestinais também podem ser um sinal de alerta de câncer cervical.

Às vezes, o câncer pode crescer a ponto de bloquear completamente o intestino, dificultando a passagem e a digestão dos alimentos e causando sintomas como sensação de inchaço, vômitos, náuseas, constipação, gases e dor.

Lembrando que problemas intestinais também podem ser um sinal de outras doenças ou simplesmente algo que você comeu e não caiu bem.

Dor e inchaço nas pernas

O câncer cervical pode se espalhar para os linfonodos da região, entre os ossos do quadril, e a mulher pode desenvolver tumores na área pélvica, que pressionam a parede pélvica, causando dor.

Outras causas de dor nas pernas incluem lesão, coágulos sanguíneos, má circulação ou varizes.

Mas o inchaço e a dor nas pernas também pode ser resultado de sobrepeso, gravidez, consumo excessivo de alimentos salgados ou uso de certos medicamentos.

Perda de peso inexplicada

A perda de peso inexplicada é outro sinal a ser observado. Como muitos outros cânceres, o câncer cervical pode causar perda de apetite.

Ao sofrer de câncer, o sistema imunológico tem que trabalhar mais e o corpo produz pequenas proteínas chamadas citocinas, o que pode levar o corpo a queimar calorias mais rapidamente do que o normal e a decompor gordura e músculos.

No entanto, a perda de peso inexplicada pode significar uma variedade de coisas, como condições de saúde mental, problemas digestivos ou outras condições de saúde. Fonte: Extra Globo

To Top