Tecnologia

Coreia do Sul é condenada a pagar US$82,5 mi a Elliott por fusão da Samsung em 2015

Por Joyce Lee

SEUL (Reuters) – O governo sul-coreano foi condenado a pagar mais de 82 milhões de dólares ao fundo de hedge Elliott, informou o Ministério da Justiça da Coreia do Sul nesta terça-feira, em um processo de solução de disputa decorrente da fusão de duas afiliadas da Samsung em 2015.

O tribunal de arbitragem em Haia aceitou parcialmente a reivindicação de Elliot no valor de cerca de 770 milhões de dólares, depois que o fundo ativista processou o governo sul-coreano pelo papel do Serviço Nacional de Pensões (NPS), administrado pelo Estado, na aprovação da fusão de 8 bilhões de dólares entre a Cheil Industries e a Samsung C&T.

O fundo Elliott era acionista minoritário da Samsung C&T e se opôs ao negócio, considerando os termos da fusão injustamente desfavoráveis ​​à empresa.

O NPS, que aprovou a fusão, detinha uma participação maior na Samsung C&T e era visto como voto de qualidade.

Em 2022, a Suprema Corte da Coreia do Sul confirmou uma sentença de prisão para Moon Hyung-pyo, ex-ministro da saúde e bem-estar, por pressionar o NPS a aprovar a fusão em conexão com um escândalo de corrupção envolvendo a ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye, que foi destituída do cargo.

O tribunal de arbitragem ordenou que o governo sul-coreano pague ao Elliott cerca de 53,6 milhões de dólares por danos, além de juros atrasados e 28,9 milhões de dólares em honorários advocatícios, disse o Ministério da Justiça do país, sem dar mais detalhes.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5J0LM-BASEIMAGE

To Top