Mundo

Premiê indiano vai aos EUA para aprofundar laços e se reunirá com CEOs

Por YP Rajesh e Tanvi Mehta

NOVA DÉLHI (Reuters) – O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, partiu para os Estados Unidos nesta terça-feira em uma visita de Estado que tem sido vista como um marco nos laços entre os dois países para aprofundar e diversificar a parceria.

Modi esteve nos EUA cinco vezes desde que se tornou primeiro-ministro em 2014, mas a viagem de 21 a 24 de junho será a primeira com o status diplomático completo de uma visita oficial de Estado.

Também é apenas a terceira visita de Estado da Presidência de Joe Biden e a terceira de um líder indiano aos EUA, indicando o fortalecimento do vínculo entre Washington e Nova Délhi e a distância que eles percorreram desde que estiveram em lados opostos da Guerra Fria.

Espera-se que a visita proporcione aos dois países expandirem a cooperação na indústria de defesa e nos setores de alta tecnologia, com a Índia obtendo acesso a tecnologias norte-americanas críticas que Washington raramente compartilha com não-aliados.

“Este convite especial é um reflexo do vigor e vitalidade da parceria entre nossas democracias”, disse Modi em um comunicado antes de sua partida.

“Também me encontrarei com alguns dos principais CEOs para discutir oportunidades para elevar nosso relacionamento comercial e de investimento e para construir cadeias de suprimentos globais resilientes”, afirmou ele.

Washington vê a Índia como um parceiro vital em seus esforços para resistir à crescente influência da China em todo o mundo.

Os parlamentares dos EUA convidaram Modi para discursar em uma reunião conjunta do Congresso. Será o segundo discurso de Modi, uma rara honraria para um líder que já teve seu visto negado para entrar nos Estados Unidos por questões de direitos humanos.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, está entre os líderes empresariais que Modi deve encontrar durante a viagem, informou a ANI, parceira da Reuters TV.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5J0E0-BASEIMAGE

To Top